Ceará tem nove casos de sarampo registrados, confirma secretaria

Os casos foram registrados em em Fortaleza, Jaguaribe, lcó, Itarema e Cruz.




Notícias, Saúde
Ceará tem nove casos de sarampo registrados, confirma secretaria

Foto: reprodução

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) registrou nove casos de sarampo confirmados pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), de acordo com dados do último boletim epidemiológico da Pasta. Dos nove casos registrados, cinco são considerados casos importados e outros 4 estão em investigação para que se descubra a fonte de infecção.

Nos anos de 2016, 2017 e 2018 o estado não havia registrado nenhum caso da doença, porém, em agosto de 2019, a doença voltou a ser registrada no Estado. A campanha de vacinação contra o sarampo foi iniciada no inicio do ano.  

No ano de 2016 o Ceará ficou livre do sarampo, após passar por uma epidemia que começou em 2013. Durante a epidemia foram registrados 1.052 casos confirmados até julho de 2015. O reaparecimento do sarampo resultou em um surto da doença entre 2013 e 2015. Os casos confirmados foram identificados de terem sido ocasionados por um caso importado, cuja infecção ocorreu fora do Estado. Conforme aponta o boletim epidemiológico só em 2019 foram registrados casos em Fortaleza (5), Jaguaribe (1), lcó (1), Itarema (1) e Cruz (1).

Sarampo

O sarampo é uma doença viral aguda similar a uma infecção do trato respiratório superior. Segundo o Ministério da Saúde é considerada potencialmente grave, sobretudo, quando atinge crianças menores de cinco anos de idade. 

A transmissão da doença acontece a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus.

Vacinação em Juazeiro do Norte

Até o fechamento da matéria não tivemos retorno da Secretária de Saúde de Juazeiro do Norte.