Chegada da primavera e rinite alérgica: saiba o que isso tem incomum

A primavera, traz consigo, o período de polinização de algumas árvores frutíferas típicas da região, como o caju e o jambo.




Notícias, Saúde
Chegada da primavera e rinite alérgica: saiba o que isso tem incomum

Foto reprodução

O início da primavera, traz consigo, o período de polinização de algumas árvores frutíferas típicas da região, como o caju e o jambo. A viagem desse pólen pelo ar proporciona a florada e a colheita dessas frutas, mas também pode significar, para algumas pessoas, o desencadeamento de alergias.

Foto reprodução: causas da renite alérgica

Também conhecida como rinite alérgica sazonal, a alergia ao pólen, causa a sensibilização do corpo e aumenta a coriza, espirro, coceira nos olhos e na garganta e nariz entupido.

“Pode ser facilmente confundida com uma gripe mal curada”. É o que alerta a alergologista, Dennyse Galvão.

Segundo a alergologista, Dennyse Galvão dentre as pessoas que estão mais propensas a ter rinite, estão “pessoas que tenha uma predisposição a ter alergia. Pode ser criança, adulto ou idoso. Tudo vai depender da genética, do sistema imune e do ambiente”. Dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, apontam que 20% da população brasileira sofre de rinite.

Outras doenças comuns nessa época

Além da rinite, outra doença é bastante comum durante esse período é a conjuntivite primaveril. A médica alergologista , destaca que “Muita gente pensa que é conjuntivite viral, fazem o tratamento sem melhoras, mas como é alérgica é preciso tratar como se fosse uma alergia”, explica a médica. Por esse motivo é muito importante procurar um especialista para fazer o tratamento adequado. Além disso, o uso incorreto de medicamentos, pode levar a sérias complicações.

O que fazer?

A dica é manter a casa sempre limpa e arejada, dando preferência por passar pano úmido nos móveis, já que a vassoura faz com que o pólen e outros agentes alérgenos, como ácaros e poeira, fiquem suspensos no ar. Troque a roupa de cama 2 vezes por semana e mantenha os ventiladores e ar-condicionados bem limpos. Evite, também, cheiros fortes como fumaça, perfumes e tintas.