Chuvas no Cariri amenizam calor neste início de semana

Os últimos meses foram marcados por muito calor na região, com as precipitações, apesar do pouco volume registrado, o clima ficou mais ameno.




Notícias, Regional
Chuvas no Cariri amenizam calor neste início de semana

Foto: Lorena Tavares/TV Verdes Mares Cariri

No início desta semana, entre as 7h desta segunda-feira (25) e as 7h desta terça-feira (26), alguns municípios da Região do Cariri registraram chuvas, conforme dados divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

As cidades que registraram as maiores precipitações foram Jati (32 milímetros), Brejo Santo (20 milímetros), Crato (20 milímetros), Missão Velha (12 milímetros), Santana do Cariri (9,6 milímetros), Barbalha (9 milímetros) e Juazeiro do Norte (2,5 milímetros). Os dados do intervalo das últimas 24 horas ainda são parciais e devem ser atualizados o longo do dia.

Os últimos meses foram marcados por muito calor na região, com as precipitações, apesar do pouco volume registrado, o clima ficou mais ameno. No início de novembro, a cidade de Barbalha, por exemplo, teve temperatura de até 37,6ºC.

Previsões

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mínima para Juazeiro do Norte nesta terça-feira deve ser de 22º C. A previsão para terça no município é de tempo nublado com possibilidade de chuva isolada. A previsão do órgão, tanto a mínima como o de chuvas, é a mesma para as cidades de Barbalha, Brejo Santo e Crato.

A Funceme afirma que há possibilidade de chuvas ocorrerem também nesta terça na macrorregião da Ibiapaba e o Sul do Ceará. O cenário mais favorável para o Sul do Estado, segundo a Funceme, se dá pela maior concentração de nuvens sobre a Região Central do Piauí e, em consequência, pode colaborar para precipitações nas áreas indicadas, por exemplo.

A Funceme reforça que, apesar da possibilidade de chuva para o Sul e Ibiapaba, o Ceará segue com tendência de predomínio de nebulosidade variável ao longo do território até a próxima quarta-feira (27), pelo menos.

Esta matéria teve a colaboração de informações publicadas pelo G1 Ceará.