Classes A e B voltam a crescer; menos favorecidas permanecem estáveis

As famílias das classes mais ricas possuem renda per capita igual ou superior a R$8.159.




Classes A e B voltam a crescer; menos favorecidas permanecem estáveis

Foto: Reprodução

Cálculos obtidos pelo Valor mostram que o número de famílias ricas e da classe média (A e B) voltou a crescer a partir do ano passado. Já as menos favorecidas (D e E) mostraram indesejável estabilidade.

Segundo o economista responsável pelos cálculos, Marcelo Neri, 14,4% da população brasileira integrava as classes A e B no ano passado, o correspondente a 30 milhões. Em 2017, essa proporção era menor, de 13,6% da população. As famílias dessas classes possuem renda per capita igual ou superior a R$8.159.

De acordo com a pesquisa, o ‘topo da pirâmide’ pode ser explicado pelo maior nível de escolaridade das pessoas desse grupo. Os dados consideram apenas pessoas com idade acima de 25 anos.

Além do quesito escolaridade, um outro fator é a concentração de renda das classes A e B ter se saído melhor por concentrar expressivo número de empresários.

As demais classes apesar de se apresentarem com estabilidade, podem também estar incluindo famílias que empobreceram nos últimos anos, como por exemplo, aquelas que desceram da classe B para a C, assim como lares antes classificados como C perderam renda e rumaram para o piso da pirâmide.

Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Joedson Kelvin
Carregar Mais Em Economia

Sobre Joedson Kelvin

Jornalista formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Fotógrafo experienciador que vê, escreve e sente, não necessariamente nesta ordem.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • O texto do projeto prevê o pagamento para trabalhadores informais e  microempreendedores individuais (MEI). Poderão ser pagos até dois benefícios por família.

Saiba mais sobre o benefício acessando o link na bio. 
#fooba #brasil #coronavirus #politica #beneficio
  • Um dos jeitos de permanecer perto da arte e da cultura é acompanhando "Tudo em Casa". O  novo projeto do Sesc permite que a instituição continue nos oferecendo entretenimento e conhecimento.

Saiba mais sobre o festival acessando o link na bio.

#fooba #cultura #sesc #quarentena #coronavirus #musica
  • Na Coluna de hoje, Paulo Rossi escreve sobre a estratégia que Bolsonaro parece seguir e como ela afetará todos nós. A aposta do colunista é fracasso ao final. Leia já, link na bio.
(Crédito da imagem: @insoniascarvao)
  • Quais características definem um grande líder? Bom-senso, perspicácia, proatividade, coerência, inteligência; certamente, estas são algumas indispensáveis. Todavia, o que estabelece a ineficiência de um líder?

Tem texto novo na coluna do @paulojralves ❤️
  • O ficaemcasa.ce  irá reunir  21 músicos cearenses de diferentes estilos em 3 dias de festival gratuito e online. Transmitido diretamente do  Instagram de cada artista.

Saiba mais acessando o link na bio.

#fooba #ceara #musica #coronavirus #festival
  • Os casos de coronavírus confirmados no Brasil subiu para 1.898 e que 34 mortes já foram registradas no país. 30 em São Paulo e 4 no Rio de Janeiro.

Saiba mais acessando o link na bio.

#fooba #coronavirus #casos #brasil #saude
  • FIQUE EM CASA: Saindo esta semana excepcionalmente na sexta-feira, a Coluna de @eipaulorossi de hoje traz 5 dicas para você aproveitar a sua quarentena da melhor maneira possível. Corre ler! :)
  • Tanto a frota de ônibus do sistema urbano, que funciona em Juazeiro do Norte, como como do sistema intermunicipal, ligando a cidade à Barbalha, Missão Velha e Crato serão paralisadas.

Saiba mais acessando o link na bio.

#cariri #fooba #onibus #coronavirus #viametro

Siga-nos!