Clínicas-escolas ajudam caririenses que precisam de serviços de saúde

Saiba como funciona os atendimentos




Notícias, Regional
Clínicas-escolas ajudam caririenses que precisam de serviços de saúde

Foto: reprodução

Você sabia que toda comunidade pode ter acesso aos serviços das faculdades brasileiras? Um das maneiras que o ensino superior utiliza para aproximar a sociedade da acadêmia é oferecendo serviços de saúde gratuito ou por um preço mais acessível. Os atendimentos nas clínicas-escolas permite que os estudantes possam colocar em prática os ensinamentos dos seus cursos e ainda oferecer um sistema de saúde para todos que desejam.

As clínicas-escolas são centros de atendimento à comunidade dentro das instituições em áreas como Nutrição, Psicologia, Fisioterapia. Por lei, as universidades devem promover essas experiências por meio das clínicas-escolas, monitorias, estágios, programas de iniciação científica ou de extensão.

No Cariri, algumas instituições já adotaram esse modelo de ensino. O Centro Universitário Leão Sampaio (Unileão) oferece à comunidade serviços nas áreas de Fisioterapia, Biomedicina, Odontologia, Psicologia e Serviço Social, realizando mais de 40 mil atendimentos gratuitos à população. A clínica oferece desde exames especializados a acompanhamento fisioterapêutico.

A Faculdade Juazeiro do Norte (FJN) dispõe de uma clínica-escola de Nurtição, que oferta avaliação e diagnóstico nutricional, educação nutricional, reeducação alimentar e acompanhamento ambulatorial de indivíduos e grupos específicos da população. A consulta nutricional é individualizada e abrange todos os ciclos de vida (gestantes, lactentes, escolares, adolescentes, adultos e idosos).

Como funciona os atendimentos?

Nutrição

O atendimento está aberto a todos, sendo a preferência aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e beneficiários do Programa Bolsa Família. Encaminhamento do Programa Saúde da Família (PSF) tem acesso gratuito, para estudantes da FJN, o valor é R$ 15, para a comunidade externa, o valor é R$ 30,00.

O horário de atendimento é de segunda a sexta, exceto nas terças, de 07h30 às 12h e 13h às 17h30. O agendamento das consultas pode ser realizado pelo telefone 2101.2777, durante o horário de atendimento, ou pessoalmente na clínica, rua São Francisco, 1224 – São Miguel, Juazeiro do Norte.

Biomedicina

O Laboratório Escola de Biomedicina realiza exames especializados para população. Os atendimentos podem ser marcados na clínica, mediante encaminhamento médico, e os exames são realizados de forma gratuita a toda a população.


Serviços:

  • Bioquímica
  • Parasitologia
  • Hematologia
  • Uroanálises e Fluidos Biológicos
  • Microbiologia e Imunologia
  • Papa Nicolau.

Horário de atendimento:

  • Segunda a Sexta-Feira, de 07h30 às 15h

Local: Rua Letícia Leite, s/n – Lagoa Seca, Juazeiro do Norte

Odontologia


A Clínica de Odontologia da Unileão oferece serviços gratuitos à comunidade. O atendimento é realizado inicialmente por uma triagem, onde é realizada uma avaliação que verifica através de exames clínicos e radiográficos a necessidade de tratamento odontológico de cada paciente. Os atendimentos são feitos pelos acadêmicos, sob orientação de renomados professores.

Serviços:

  • Atendimento adulto (a partir dos 13 anos);
  • Atendimento infantil (de 5 a 12 anos);
  • Tratamento de canal;
  • Tratamento de gengiva;
  • Prevenção e diagnóstico de doenças bucais;
  • Restaurações;
  • Extrações dentárias;
  • Próteses.

Horário de atendimento:

Segunda a Sexta-Feira, de 08h às 22h

Local: Rua Letícia Leite, s/n – Lagoa Seca, Juazeiro do Norte

Fisioterapia


A Clínica Escola de Fisioterapia é considerada um dos centros de referência na região metropolitana do Cariri. Os pacientes são encaminhados pelas redes pública e privada de saúde tanto das cidades que formam o triângulo Crajubar (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha) como também das cidades circunvizinhas. Os atendimentos são feitos de forma gratuita por estudantes sob a supervisão dos preceptores. Para obtenção de tratamento é necessário apresentar encaminhamento médico e realização de cadastro na recepção geral da clínica escola e aguardar o agendamento.

Serviços:

Os setores atendidos são: Cardiorespiratória, Dermatofuncional, Hidroterapia, Neurofuncional, Pediatria Motora, Pediatria respiratória, Traumato-ortopedia e Urogineco e Obstetrícia.

Horário de atendimento: Segunda a Sexta-Feira, de 08h às 22h

Local: Rua Letícia Leite, s/n – Lagoa Seca, Juazeiro do Norte

Psicologia

A Clínica Escola da UNILEÃO dispõe do Serviço de Psicologia Aplicada, que realiza atendimento psicológico. Os acadêmicos do curso realizam estágio supervisionado e o público alvo é a sociedade em geral, funcionários e alunos matriculados em qualquer curso da UNILEÃO, exceto o curso de psicologia.

Serviços:

  • Plantão psicológico
  • Psicoterapia de família
  • Psicoterapia de grupo
  • Ludoterapia
  • Avaliação psicológica
  • Psicoterapia individual (crianças, adolescentes, adultos e idosos)

Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 08h às 20h

Serviço Social


O Núcleo de Apoio do Serviço Social (NASS) busca proporcionar a ampliação de direitos, socializar informações acerca dos direitos do usuário da saúde, prestar orientações sobre benefícios socioassistenciais e promover ações socioeducativas. Todas essas atividades serão executadas pelos Assistentes Sociais e a equipe de estagiários em supervisão.

Serviços:

O Núcleo de Apoio do Serviço Social- NASS realiza atendimentos por meio de entrevista social e ações socioassistenciais; elabora e problematiza os relatórios sociais; orienta e encaminha os usuários de equipe para estudos de textos relacionados ao cotidiano do Assistente Social e à política de saúde.

Horário de atendimento: Segunda a sexta-Feira, de 8h às 17h