‘Comprove’: Ferramenta da Câmara para checagem de notícias

O recurso irá receber demandas de cidadãos e parlamentares




Notícias
'Comprove': Ferramenta da Câmara para checagem de notícias

Nesta quarta-feira (25), a Câmara dos Deputados lançou uma ferramenta para checagem de notícias falsas, o “Comprove” é o canal para apuração de notícias relacionadas à Câmara dos Deputados. Por meio do WhatsApp,  os brasileiros poderão tirar dúvidas sobre conteúdos recebidos pelas redes sociais ou divulgados em sites da internet.

O Comprove irá receber as demandas encaminhas pelos os cidadãos e parlamentares, apurar e apresentar uma versão sobre fatos relacionados à Casa e seus integrantes. O material compartilhado para averiguação será classificado como fato, falso ou impreciso.

No Portal da Câmara dos Deputados há uma página destinada para o novo recurso. Nela, além do número disponível para checagem, o usuário também tem à disposição esclarecimento sobre boas práticas de uso da rede mundial de computadores para não se deixar enganar facilmente.

Em entrevista para a Agência Brasil, o secretário de Participação, Interação e Mídias Digitais, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), destacou a importância do recurso.

“É um instrumento que a Câmara vai oferecer à sociedade em defesa da democracia e contra notícias falsas. Para enfrentar este fenômeno é necessário redobrar a confiança na liberdade de expressão e ter mais educação midiática para livrar este mal”, declarou o secretário.