Comunidade do Crato terá primeiro sítio urbano da cidade

Através de um projeto ambiental realizado pelo Coletivo Camaradas em parceira com outras ONG’s da região, árvores frutíferas e ervas medicinais estão sendo plantadas na Comunidade do Gesso.

Comunidade do Crato terá primeiro sítio urbano da cidade

Foto: Reprodução

A urbanização desenfreada vem afastando cada vez mais as pessoas do contato com a natureza, para tentar reduzir esses impactos os moradores da Comunidade do Gesso tomaram uma iniciativa: plantar árvores frutíferas e ervas medicinais onde moram. Transformaram sua comunidade em uma grande sítio urbano, ou seja, um espaço na cidade, mas com ares do campo.

O trabalho teve início em 2016, através de uma parceria entre as ONG’s Nova Vida, Verde Vida, o Coletivo Camaradas e Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial com a criação do “Cinturão Verde”, uma área de preservação ambiental. 

Diversas frutas já foram plantadas e algumas delas já estão dando até frutos, que servem de alimento para a própria comunidade. Tem cajá, manga, acerola, graviola, caju, entre outras. São os próprios moradores que cuidam diariamente das plantas, adubando, podando e regando. 

Essa experiência despertou o interesse de gestores públicos, ambientalistas e urbanistas que veem o projeto como uma bela iniciativa. “É importante a cidade perceber que também é um lugar que gera alimento, seja no quintal ou na rua” disse Carlos Gomide, artista envolvido em causas ambientais.

Em 2018, os moradores da comunidade encaminharam um documento a Prefeitura do Crato, com uma série de reivindicações para garantir uma urbanização social e arborização frutífera do local, entre elas a construção de espaços de convivência, a pavimentação da localidade e mecanismos de acessibilidade e mobilidade urbana.

Sítio Urbano

O termo é utilizado para definir um espaço urbano onde possui uma grande plantação de árvores frutíferas. O sítio urbano pode ser visto como instrumento de solidariedade, auto-organização comunitária, que promove a prevenção de doenças e  a criação de hábitos alimentares saudáveis. 

“O plantio, tanto de árvores frutíferas como as ervas medicinais no espaço urbano, é uma forma de devolver à população o que foi afastado da cidade”, afirmou Alexandre Lucas, integrante do Coletivo Camaradas. “O projeto ainda está em desenvolvimento, esperamos ver toda comunidade cheia de frutas e rodeada pelo verde”, afirma.

Share this Story
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Saulo Mota
Carregar Mais Em Notícias

Sobre Saulo Mota

Jornalista em construção, apaixonado pelas palavras e pelo seu país Cariri. Viciado em séries e filmes da década de 90. Aspirante a músico, designer, fotógrafo e ainda com tempo para sonhar.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • A máquina do tempo tá trazendo de volta quem a gente tanta ama. Quem a gente ama mesmo. Batista Lima fará show de graça na praça de Alimentação do Cariri Garden Shopping na próxima quinta-feira, 30, às 19h.
Saiba mais no nosso site, link na Bio 
#forrodasantigas #batistalima
  • Os objetos sairão da Terra em dois voos, realizados pelas empresas Intuitive Machines e Astrobiotic Technology, dos EUA. A primeira enviará cinco cargas a bordo da sonda Nova-C, que partirá em um foguete SpaceX Falcon, enquanto a segunda lançará a sonda Peregrine, de um foguete da United Launch Alliance, carregando 11 objetos.
Via @gironerd 
Saiba mais no nosso site, link na Bio!
#nerd #nasa
  • A Escola Porto Iracema das Artes segue com inscrições abertas para a sétima turma do Curso Técnico em Dança (CTD) até o próximo domingo, 2 de fevereiro. Com duração aproximada de dois anos, o curso gratuito oferta 35 vagas. As inscrições iniciaram no dia 10 de janeiro de 2020 pelo site da Escola.
Saiba todos os detalhes no nosso site, link na Bio!
#curso #danca #fortaleza #portoiracemadasartes
  • E qual Evento do Cariri você mais se joga?

#cariri #mostrasesc #romaria #paudabandeira #expocrato #dolypartonchallenge
  • Olha ela! 
A @karynnaof tá comemorando os 50k players do CD promocional em menos de 48h. Tem materia dela no site, já viu? Confere lá!
Link na Bio

#repost @karynnaof
・・・
Felicidade que não cabe no peito❤️ são 50 MIL PLAYS em 48 horas😱😍🥰 Obrigada meu Deus! Obrigada minha gente! Continuem baixando e mandando pra os amigos! #Rumoaos100kplays
  • @billieeilish leva o #grammys de Música do Ano com: Bad Guy 
#grammy #grammytnt #billieeilish #music
  • Para quem vai sua torcida?
@biancaandradeoficial ou @lucaschumbo ?
#teambianca #teamchumbo #bbb #redebbb #paredaobbb
  • A Sociedade Internacional de Filmes Animados anunciou os vencedores do 47ª Annie Awards (considerado como o Oscar da Animação), que reconhece as melhores animações do circuito.
Veja todos os prêmios no link na bio.

Siga @giro.nerd

Siga-nos!