Coronavírus é considerado pandemia, diz OMS

De acordo com o mais recente balanço da OMS, são mais de 118 mil casos em 114 países, sendo que 4.291 pessoas morreram.




Notícias, Saúde

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou nesta quarta-feira, 11, que a infecção do coronavírus passou a ser classificada como pandemia. A OMS ainda afirmou que mesmo com a definição, as ações da OMS ou dos países não mudam.

A descrição da situação como uma pandemia não altera a avaliação da OMS da ameaça representada por esse vírus. Isso não muda o que a OMS está fazendo nem o que os países devem fazer “ – Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS

Tedros disse que a OMS espera um aumento no número de casos, mortes e países afetados pelo novo coronavírus. O número de casos fora da China aumentou 13 vezes e o número de países afetados triplicou, segundo dados do órgão.

A nova classificação se refere ao momento em que uma doença se espalhou por diversos continentes com transmissão contínua entre as pessoas.

“Pandemia não é uma palavra para ser usada de maneira leviana ou descuidada. É uma palavra que, se mal utilizada, pode causar medo irracional ou aceitação injustificada de que a luta acabou, levando a sofrimento e morte desnecessários”, afirmou Tedros.

O diretor-executivo da OMS para Emergências de Saúde, Michael Ryan, disse que “alguns países estão sofrendo com a falta de capacidade e recursos [para conter o surto]”.

Ryan ainda disse que “existe uma chance real” de reduzir o número de casos. “Nós devemos agir sob uma abordagem compreensiva”, concluiu.