Covas são arrastadas durante chuva no Crato

Segundo a Semadt, coveiros estiveram no cemitério pela manhã para realizar reparos.




Notícias

De acordo com o com balanço parcial observado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Crato registrou 80,2 milímetros de precipitações entre as 7 horas desta quinta-feira, 12, e 7 horas desta sexta-feira, 13. Com as fortes chuvas, cerca de 30 metros do muro do Cemitério Público Nossa Senhora da Piedade tombou e caixões foram arrastados pela correnteza.

Na manhã desta sexta-feira, moradores relataram em grupos do WhastApp que pedaços de covas e caixões estavam pela cidade. Em entrevista ao Sistema Verdes mares, o secretário da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial do Município (Semadt), Brito Júnior, informou que os coveiros foram encaminhados para o cemitério e organizaram o que foi danificado.

Não é primeira vez que o cemitério é danificado por questões de acúmulo de água. Em 2009, um temporal também arrastou parte de túmulos, caixões e restos mortais do equipamento.

O cemitério foi construído há mais de 165 anos próximo do Riacho da Matinha que também percorre o Parque de Exposições. A Semadt afirmou para Diário que chegou a fazer um trabalho de abertura de áreas na margem de 30 metros e impediu a abertura de novas valas próximas ao rio.

Previsão

O Ceará encontra-se sob previsão de céu nublado em todas as regiões do estado com cenário favorável em todas regiões, sendo que a tendência é de registros mais contínuos no centro-norte e no Cariri. Este cenário deverá se manter até o próximo domingo (15).

Com informações do Diário do Nordeste*