Crato e Juazeiro integram novo Mapa do Turismo Brasileiro

Os municípios de Juazeiro do Norte e Crato foram certificados mais uma vez para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, desta vez, para o período de 2019 a 2021.




Notícias, Regional
Crato e Juazeiro integram novo Mapa do Turismo Brasileiro

Foto: Anderson Duarte

Os municípios de Juazeiro do Norte e Crato foram certificados mais uma vez para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, desta vez, para o período de 2019 a 2021. A certificação garante algumas vantagens como a priorização de investimentos federais destinados ao turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e na promoção dos destinos.

Os municípios selecionados passam por uma avaliação realizada pelo Ministério do Turismo (MTUR), onde são categorizados de “A” a “E”. Essa classificação é utilizada como instrumento para o acompanhamento do desenvolvimento das atividades turísticas que agregam a geração de renda e contribuem para o desempenho da economia turística local.

As categorias A, B e C, são aquelas que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais. Já as categorias D e E são destinos que não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, no entanto possuem papel importante no turismo regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem. Crato foi classificado com “C” e Juazeiro do Norte com “B”.

Neste ano, os estados e municípios que concorreram contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas, a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), além de possuir um orçamento próprio destinado ao setor.

Mapa do Turismo Brasileiro
Como proposta para administrar e auxiliar melhor o desenvolvimento das políticas públicas para o turismo, foi criado, no dia 3 de dezembro de 2013, o Mapa do Turismo Brasileiro, onde são listados os municípios brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.

Para fortalecer o setor de viagens no país foi previsto uma atualização periódica do mapa a cada dois anos. Sua construção é feita em conjunto com os interlocutores estaduais que representam o MTUR e órgãos oficiais de turismo dos estados brasileiros e instâncias de governança regional.

No Cariri
Além de Juazeiro e Crato outras seis cidades da região do Cariri também fazem parte do novo Mapa, sendo elas: Nova Olinda, Santana do Cariri, Brejo Santo, Assaré, Várzea Alegre e Barbalha. Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram validadas pela pasta e incluídas na atualização da plataforma, sendo 68 delas localizadas no Estado do Ceará.