Dezembro Laranja alerta sobre o câncer de pele neste final de ano

O câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país.




Notícias, Saúde
Dezembro Laranja alerta sobre o câncer de pele neste final de ano

Foto: Reprodução

Você já deve ter ouvido falar em Outubro Rosa ou Novembro Azul (respectivamente ligados ao câncer de mama e da próstata), mas e Dezembro Laranja, você sabe o que significa? Trata-se de campanha criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em 2016 com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de pele.

O mês foi escolhido pelo fato de marcar o início do verão em boa parte do país e por ser um período em que a população fica exposta ao sol por mais horas em relação a outras épocas do ano.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, sendo diagnosticados, anualmente, 180 mil casos novos da doença. Isso significa que um em cada quatro casos novos de câncer no Brasil, é de pele.

Sobre o Câncer de Pele

Este tipo de câncer é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. “A exposição excessiva e sem proteção ao sol é a principal causa da doença. Ela pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada; ou como uma ferida que não se cicatriza”, alerta a dermatologista Renata Gonçalves.

Existem diferentes tipos que podem se manifestar de formas distintas, sendo o mais comum o câncer de pele não melanoma, que apresenta altos percentuais de cura se diagnosticado precocemente e o câncer de pele melanoma, que apesar de não ser o mais incidente, é o mais agressivo e pode levar a morte.

O câncer de pele pode se desenvolver em qualquer pessoa, sem distinção de sexo, mas aquelas com pele muito clara, albinas ou com vitiligo são mais sensíveis ao sol. A doença é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, sendo considerado raro em crianças e pessoas negras.

Para se Previnir

É recomendado que as pessoas se examinem com regularidade, consultando sempre um dermatologista em caso de suspeita. Ao se expor ao sol, é importante que as áreas descobertas estejam protegidas, mesmo em dias frios e nublados.

A melhor forma de evitar a doença é a prevenção, por esse motivo “evite horários mais quentes (das 10h às 16h); utilizar chapéus, óculos de sol e roupas que cubram boa parte do corpo; e o uso diário do protetor solar”, aconselha a dermatologista. Vale ressaltar que essas medidas devem ser adotadas durante todo e não somente neste período de verão.