Dicas para conseguir realizar seu projeto com financiamento coletivo

O crowdfunding ou financiamento coletivo é um sistema de arrecadação de recursos financeiros de forma coletiva com fins usuais para quem contribuiu. Os projetos geralmente consistem em causa filantrópica, artistica, social, criação de novas empresas, auxílio para ongs entre outros. No Brasil possuímos vários sistemas de crowdfunding para as mais diversas áreas, veja a seguir as …

O crowdfunding ou financiamento coletivo é um sistema de arrecadação de recursos financeiros de forma coletiva com fins usuais para quem contribuiu. Os projetos geralmente consistem em causa filantrópica, artistica, social, criação de novas empresas, auxílio para ongs entre outros.

No Brasil possuímos vários sistemas de crowdfunding para as mais diversas áreas, veja a seguir as dicas para estruturar seu projeto para que ele tenha mais rendimento ao tentar um financiamento coletivo.

Trace o plano financeiro

Você deve ter em mente quanto vai gastar com seu projeto, levando em consideração inúmeros fatores, se você vai produzir um evento por exemplo, então terá que se atentar para custos como:

  • Som
  • Estrutura de palco e grids
  • Iluminação
  • Espaço para realização
  • Cachês dos artistas
  • Segurança
  • Marketing e Publicidade

Considerando apenas os custos básicos, dependendo claro da proporção do seu evento um plano financeiro bem traçado fará com que você tenha noção do quanto realmente precisa, e lembre-se os sistemas de crowdfunding cobram uma taxa para os projetos que fica em torno de 15% do valor total arrecadado.


Faça uma campanha

bg-1

O modo como você vai pedir as pessoas para colaborarem é bastante importante, As campanhas que tem vídeo são mais bem sucedidas do que as que não tem, os textos relacionados também são muito importantes.

Faça um video preferencialmente em HD (1080p) rápido e claro, alguns sistemas de crowdfunding limita o tempo do vídeo em um minuto e meio já outros não dão limite, mas lembre-se MENOS É MAIS!

No texto da sua proposta seja claro e sucinto, evite textos longos, explique para que você quer o dinheiro e coloque o plano financeiro detalhado, por que isso lhe dará credibilidade, e as pessoas saberão no que estão investindo.

Crie uma meta mínima a ser atingida, o financiamento coletivo tem um prazo para ser alcançado, e caso você não consiga o dinheiro arrecadado volta para os financiadores, por isso é importante que durante o prazo você divulgue o máximo possível sobre seu projeto para que ele seja bem sucedido.

Recompensas

Recompensas não é exatamente a principal causadora do sucesso dos projetos, porém é um dos pontos bastante importantes que se deve considerar. As recompensas não farão exatamente alguém investir no seu projeto, porém elas farão com que quem deseja investir invista mais.

As recompensas que são limitadas, que poderão proporcionar experiencias únicas, ou algo bastante valioso, farão com que seus possíveis investidores tenham mais interesse, portanto coloque essas como as de valor mais alto para investimento.

Financiamento coletivo no Brasil

No Brasil temos vários sistemas de financiamento coletivo, o mais famoso deles é o catarse.me, que aceita projetos em geral divididos em 24 áreas. Temos outros sistemas para projetos específicos, como por exemplo causa animal e produções culturais, você pode conferir alguns destes sistemas em: mapadocrowdfunding.tumblr.com

Se você tem um projeto criativo planeje-o trace as metas e objetivos para que ele seja realizado e lance seu crowdfunding, já tivemos casos de sucesso no cariri com a banda Cômodo Marfim, que usou do financiamento coletivo para lançar seu CD, então esta esperando o que?!

Share this Story
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Diego Moreira
Carregar Mais Em Notícias

Comente

Your email address will not be published.Campos obrigatórios são marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja Também

Baile Rebeldia,um movimento de diversidade cultural no Cariri.

Na sua segunda edição o Baile Rebeldia traz neste sábado (28) para a Praça Siqueira Campos Dj's, Mc's e uma feira de economia criativa.

Sobre Diego Moreira

Estudante de Marketing, designer, produtor cultural, dj e pesquisador musical, e ainda assim sobra um tempo pra navegar na podosfera, pois adora ouvir podcast.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • Cariri não lança apenas tendencias, lança marca também!
Quem quiser fazer parte dessa galera, cuida que a nova turma do curso está com inscrições abertas que inicia no dia 22 de janeiro. 
Saiba mais no blog, link na Bio!
#moda #mood #cariri
  • Explosão de Fofura: Crianças do IACC participam de colonia de férias.
As crianças foram convidadas a participar da colônia de férias La Plaza Kids, uma parceria que rendeu uma tarde animada para a garotada.
Saiba mais no blog, link na Bio!
Informações via @comum onike_
  • Saiu o primeiro trailer de “Sergio”, cinebiografia de Sérgio Vieira de Mello com Wagner Moura no papel principal, que foi divulgado hoje a tarde pela dona Netflix

Sérgio Vieira de Mello foi um brasileiro funcionário da Organização das Nações Unidas durante 34 anos e Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos desde 2002. Morreu em Bagdá, juntamente com outras 21 pessoas, vítima de atentado a bomba contra a sede local da ONU. O filme estreia em 17 de abril em cinemas selecionados, que é massa, e claro no serviço de streaming.
O trailer tá no nosso blog, link na Bio.
#cinema #wagnermoura #netflix #filme #lancamento
  • Se liga nesse programação maravilhosa de férias, o Centro Cultural Banco do Nordeste tá te oferecendo gratuitamente dois shows de “Boogarins”, nos dias 23 e 24 e um de “Selestrial”, no dia 25 de janeiro, para você não reclamar que não tem rolê nesse finalzinho de férias.
#musica #cariri #ccbnb
  • Não tá mais aguentando as crianças dentro de casa nessas férias? Tem programação no Memorial

Toda quarta-feira é dia de ocupar o Memorial Padre Cícero, a segunda atração do ano do “Quarta é+ Cultura”, faz uma imersão na literatura, aliás, essa é a primeira vez que linguagem compõe a programação do projeto.
#ferias #cariri #literaturainfantil
  • Já tá tudo no esquema, Ana Carolina tá vindo fazer show no Cariri. O palco para essa noite inesquecível será o Verdes Vale Hotel, no dia 13 de março, teremos tempo suficiente de aprender as canções do seu novo projeto.

#musica #anacarolina #cariri #music
  • A nossa Cajuína São Geraldo, fez a Pablo e foi longe demais: o melhor refri do mundo agora como sabor picolé. Em parceria com a Pardal Sorvetes do Ceará, a marca de refrigerantes juazeirense vai virar sabor de sorvete, e passa a ser vendido a partir do dia 20 de janeiro em mercados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Vem logo, dia 20!
@cajuinasaogeraldo @pardalsorvetes 
#cariri #picole
  • Tá querendo se amostrar no Sesc? Tem edital aberto. Além de você se apresentar na Mostra Sesc, a instituição abriu o edital para o Credenciamento Anual de Artistas 2020.
.
.
.
#sesc #mostrasesc #cariri #edital #artistas #ceara

Siga-nos!