Dicas para conseguir realizar seu projeto com financiamento coletivo

O crowdfunding ou financiamento coletivo é um sistema de arrecadação de recursos financeiros de forma coletiva com fins usuais para quem contribuiu. Os projetos geralmente consistem em causa filantrópica, artistica, social, …




Cultura

O crowdfunding ou financiamento coletivo é um sistema de arrecadação de recursos financeiros de forma coletiva com fins usuais para quem contribuiu. Os projetos geralmente consistem em causa filantrópica, artistica, social, criação de novas empresas, auxílio para ongs entre outros.

No Brasil possuímos vários sistemas de crowdfunding para as mais diversas áreas, veja a seguir as dicas para estruturar seu projeto para que ele tenha mais rendimento ao tentar um financiamento coletivo.

Trace o plano financeiro

Você deve ter em mente quanto vai gastar com seu projeto, levando em consideração inúmeros fatores, se você vai produzir um evento por exemplo, então terá que se atentar para custos como:

  • Som
  • Estrutura de palco e grids
  • Iluminação
  • Espaço para realização
  • Cachês dos artistas
  • Segurança
  • Marketing e Publicidade

Considerando apenas os custos básicos, dependendo claro da proporção do seu evento um plano financeiro bem traçado fará com que você tenha noção do quanto realmente precisa, e lembre-se os sistemas de crowdfunding cobram uma taxa para os projetos que fica em torno de 15% do valor total arrecadado.


Faça uma campanha

bg-1

O modo como você vai pedir as pessoas para colaborarem é bastante importante, As campanhas que tem vídeo são mais bem sucedidas do que as que não tem, os textos relacionados também são muito importantes.

Faça um video preferencialmente em HD (1080p) rápido e claro, alguns sistemas de crowdfunding limita o tempo do vídeo em um minuto e meio já outros não dão limite, mas lembre-se MENOS É MAIS!

No texto da sua proposta seja claro e sucinto, evite textos longos, explique para que você quer o dinheiro e coloque o plano financeiro detalhado, por que isso lhe dará credibilidade, e as pessoas saberão no que estão investindo.

Crie uma meta mínima a ser atingida, o financiamento coletivo tem um prazo para ser alcançado, e caso você não consiga o dinheiro arrecadado volta para os financiadores, por isso é importante que durante o prazo você divulgue o máximo possível sobre seu projeto para que ele seja bem sucedido.

Recompensas

Recompensas não é exatamente a principal causadora do sucesso dos projetos, porém é um dos pontos bastante importantes que se deve considerar. As recompensas não farão exatamente alguém investir no seu projeto, porém elas farão com que quem deseja investir invista mais.

As recompensas que são limitadas, que poderão proporcionar experiencias únicas, ou algo bastante valioso, farão com que seus possíveis investidores tenham mais interesse, portanto coloque essas como as de valor mais alto para investimento.

Financiamento coletivo no Brasil

No Brasil temos vários sistemas de financiamento coletivo, o mais famoso deles é o catarse.me, que aceita projetos em geral divididos em 24 áreas. Temos outros sistemas para projetos específicos, como por exemplo causa animal e produções culturais, você pode conferir alguns destes sistemas em: mapadocrowdfunding.tumblr.com

Se você tem um projeto criativo planeje-o trace as metas e objetivos para que ele seja realizado e lance seu crowdfunding, já tivemos casos de sucesso no cariri com a banda Cômodo Marfim, que usou do financiamento coletivo para lançar seu CD, então esta esperando o que?!