Ecoturismo na região do Cariri Cearense

A região do Cariri, rodeada pela chapada do Araripe é um acidente geográfico e sítio paleontológico localizado na divisa dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, no Brasil. No Estado do Ceará a floresta Nacional do Araripe se divide por meio dos nove geossítios que estão localizados entre os municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Essa riqueza natural oferece à região a possibilidade da prática do turismo ecológico.




Notícias
Ecoturismo na região do Cariri Cearense

A região do Cariri, rodeada pela chapada do Araripe é um acidente geográfico e sítio paleontológico localizado na divisa dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, no Brasil. No Estado do Ceará a floresta Nacional do Araripe se divide por meio dos nove geossítios que estão localizados entre os municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Essa riqueza natural oferece à região a possibilidade da prática do turismo ecológico.

Sustentabilidade na prática do ecoturismo

A comunidade Sítio do Coqueiro, Crato-Ce, foi o local visitado para a produção da matéria. Um lugar que fica ao sopé da chapada e atualmente recebe dos moradores um maior cuidado.

A experiência de Antônia Ferreira ou Gorete como é mais conhecida, condutora de visitantes e guia recém-formada, a leva ter um cuidado durante as trilhas que realiza. Como exemplo destacou um grupo de trilheiros que ela guiou na trilha do coqueiro e esse pessoal quando vem se preocupa não só em se divertir, mas também em cuidar da trilha, promovem gincanas para realizar a limpeza do espaço, conscientizando as pessoas a levarem seus lixos e com isso preservar o meio ambiente.

“a educação ambiental é algo que ainda falta bastante, pois as pessoas precisam conhecerem e vir praticar o turismo e principalmente aprender a cuidar desses espaços “, afirmou Gorete.

Foto retirada do site https://viajenachapada.wordpress.com/a-chapada-do-araripe/

Segue algumas sugestões de lugares para prática de turismo ecológico na região:

  • Cachoeira de Missão Velha (Missão Velha)
  • Riacho do Meio (Barbalha)
  • Cascata do Sítio Rosto (Crato)
  • Trilha do Coqueiro (Crato)
  • Trilha do Picoto (Crato)
  • Trilha do Mirante (Crato)
  • Trilha do Grangeiro (Crato)
  • Sítio Fundão (Crato)

Ecoturismo, seu crescimento na região

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) oferta no Cariri o curso de turismo para fomento da prática ecoturística. Sobre a prática de turismo na região, Gorete diz que o incentivo “Precisa bem, maior, ainda é muito pouco o turismo no cariri. Quando eu comecei, em 2013, trabalhava mais com gente de fora, muita gente daqui não conhece a floresta e ainda tem muita gente que acha que aqui é uma área abandonada, uma fazenda abandona. E não fazem muita ideia do que é a Floresta Nacional do Araripe”. Em relação ao sustento da família, Gorete afirma que o diante de todas as coisas em que já trabalhou e ver na prática como Condutora de visitante, ainda depende muito da ajuda de seus pais por não conseguir todo seu o sustento da como guia.

A redação tentou entrar em contato com o secretário de turismo da cidade de Crato para falar sobre turismo no Cariri, mas até o momento não se teve retorno.