Em discurso na ONU, Bolsonaro ataca socialismo e defende ‘soberania nacional’

Logo no início do discurso, Bolsonaro disse que vinha “apresentar o novo Brasil que ressurge após estar à beira do socialismo”.




Notícias
Em discurso na ONU, Bolsonaro ataca socialismo e defende 'soberania nacional'

Foto: Reprodução da TV

O presidente Jair Bolsonaro, participou nesta terça (24) da abertura da Assembleia Geral das Organização das Nações Unidas, que recebe todos os anos líderes de 193 países. Logo no início do discurso, Bolsonaro disse que vinha tentar reverter a imagem negativa do Brasil no exterior e “apresentar o novo Brasil que ressurge após estar à beira do socialismo”.

Durante todo o discurso, Jair Bolsonaro traz a soberania nacional como elemento principal, mas ao mesmo tempo fala da necessidade e abertura nacional do Brasil a investimentos estrangeiros, pontuando transformações econômicas que o Governo conseguiu entregar até o presente momento.

No início do segundo semestre deste ano, Bolsonaro havia protagonizado uma discussão pública com o presidente francês, em pleno debate sobre os incêndios na Amazônia. No discurso, o presidente brasileiro voltou a rebater críticas de outros países e criticou interesses externos “disfarçados de boas intenções”, sem nomear, porém, os países e líderes que fizeram essas críticas como uma “postura colonialista”.

Ataques à mídia, ao socialismo, a “tolerância zero para a criminalidade”, e a defesa pela “identidade biológica”, preceitos religiosos cristãos e pelo não aumento da demarcação indígena, foram passagens que protagonizaram a fala de Jair Bolsonaro.

Ao final do discurso, Bolsonaro fecha a fala e volta aos argumentos que defendem a soberania nacional, e a “entrada de um novo Brasil”. O presidente disse ainda que se “a ONU compreender a soberania do Brasil”, certamente continuaria contribuindo dentro e fora das Nações Unidas.

Assista o discurso completo do Presidente Jair Bolsonaro na Abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.