Espedito Seleiro é homenageado com Troféu Sereia de Ouro

Entre tantos reconhecimentos, Espedito Seleiro receberá nesta sexta-feira (27), uma das mais tradicionais comendas do Ceará.




Notícias, Regional
Espedito Seleiro é homenageado com Troféu Sereia de Ouro

Foto: Reprodução / Instagram

O mestre e artesão da arte do couro reverenciado dentro e fora do Brasil, Espedito Seleiro, pela habilidade artesanal desenvolvida em quase oitenta anos de vida, receberá mais uma homenagem nesta sexta-feira (27). Dessa vez, o Troféu Sereia de Ouro, uma das mais tradicionais comendas do Ceará.

Criado em 1971, Troféu Sereia de Ouro tem como objetivo homenagear personalidades que se destacaram em diferentes setores de atuação, contribuindo para o desenvolvimento do Estado.

Espedito Seleiro já é conhecido internacionalmente, por suas cores e seus traços de corações. Sandálias, gibões, bolsas, cadeiras, além de roupas inspiradas e em grande parte produzidas pelos próprios traços do mestre, estão desde o uso cotidiano das pessoas até desfiles de moda em grandes templos de consumo.

Artistas e designers se inspiram na arte do mestre e levam seus trabalhos para lugares do mundo inteiro. Em 2015, por exemplo, Espedito produziu peças para a coleção Cangaço, dos irmãos de renome internacional, Fernando e Humberto Campana. O trabalho ganhou destaque na feira Design Miami, realizada em 2015, nos Estados Unidos.

Uma das peças da Coleção Cangaço (2015), desenvolvidas pelos irmãos Fernando e Humberto Campana em parceria com Espedito. Foto: Marco Antônio

Outro grande destaque que teve o Mestre do Couro, foi no Carnaval de 2019. A Escola de Samba União da Ilha, do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro, levou Espedito Seleiro para o sambódromo carioca, que teve o Padre Cícero como um destaque na Avenida.

Espedito Seleiro desfilou pela Escola de Samba União da Ilha, no Grupo Especial do Carnaval Carioca de 2019.

A oficina do Mestre Espedito Seleiro está localizada na cidade de Nova Olinda, e recebe centenas de visitantes semanalmente, incluindo designers de modas, estilistas, jornalistas e pessoas de todo o mundo.