Estudantes da rede estadual poderão participar de programa de intercâmbio internacional

A seleção será feita por meio de edital e podem participar do programa os estudantes do Ensino Médio que estejam matriculados nas escolas da rede estadual

Estudantes da rede estadual poderão participar de programa de intercâmbio internacional

Foto: divulgação SEE-Ceará

Aprovado na última quinta-feira (05), o “Programa Estuda Fora” possibilitará que alunos da rede pública estadual estudem uma língua estrangeira por meio de intercâmbio internacional. A mensagem enviada pelo Estado, agora lei aprovada pelos deputados estaduais, entrará em vigor após sanção do governador Camilo Santana.

Todo os gastos com o intercâmbio serão custeados por uma bolsa oferecida pelo Estado e os estudantes poderão passar de um a seis meses em um país estrangeiro. Segundo Camilo Santana, o projeto busca “desenvolver nos alunos da rede estadual de ensino as competências e as habilidades que fortaleçam o currículo, ampliem as concepções do mundo, potencializem o protagonismo juvenil e que permitam uma prática do conhecimento adquirido, consequentemente aumentando as chances de empregabilidade dos jovens cearenses”

Processo seletivo

Os processos seletivos para o Programa Estudar Fora serão disciplinados e divulgados pela Secretaria da Educação (Seduc) por meio de editais, os quais estabelecerão a modalidade de intercâmbio, a quantidade de vagas e os procedimentos de inscrição e seleção dos candidatos. Para participar, os estudantes de Ensino Médio matriculados nas escolas da rede estadual devem atender aos seguintes requisitos: ter no mínimo 14 anos de idade até a data da viagem; não ter sido reprovado no ano anterior ao processo seletivo; ter registrado, ao longo do ano letivo anterior ao processo seletivo, frequência mínima de 85% nas aulas regulares; ter alcançado média aritmética mínima de 7,0 pontos considerando os componentes curriculares do ano anterior ao processo seletivo e média final mínima de 8,0 pontos em língua portuguesa, matemática e língua estrangeira; pertencer as famílias inscritas no Cadastro único para Programas Sociais (CadÚnico); ter sido autorizado a participar do intercâmbio pelos seus responsáveis legais e ter sido aprovado dentro do limite de vagas no processo seletivo, de caráter eliminatório e classificatório.

Além da seleção, ficará a cargo da Seduc a supervisão e a concessão das bolsas-intercâmbio. O Programa Estudar Fora também vai contemplar as acomodações durante o período do intercâmbio; alimentação; custos em despesas com passaporte e vistos; seguro viagem e de saúde; traslados e contratação de curso intensivo ou imersão acadêmica, a depender da modalidade de intercâmbio.

Share this Story
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Rayssa Leonel
Carregar Mais Em Educação

Sobre Rayssa Leonel

Estudante de comunicação, pesquisadora das artes sensuais de permanecer viva em todos os rolês. Uma mulher prettamexmo (meu insta), bandoleira, com a cabeça na lua e os pés nas águas.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • A máquina do tempo tá trazendo de volta quem a gente tanta ama. Quem a gente ama mesmo. Batista Lima fará show de graça na praça de Alimentação do Cariri Garden Shopping na próxima quinta-feira, 30, às 19h.
Saiba mais no nosso site, link na Bio 
#forrodasantigas #batistalima
  • Os objetos sairão da Terra em dois voos, realizados pelas empresas Intuitive Machines e Astrobiotic Technology, dos EUA. A primeira enviará cinco cargas a bordo da sonda Nova-C, que partirá em um foguete SpaceX Falcon, enquanto a segunda lançará a sonda Peregrine, de um foguete da United Launch Alliance, carregando 11 objetos.
Via @gironerd 
Saiba mais no nosso site, link na Bio!
#nerd #nasa
  • A Escola Porto Iracema das Artes segue com inscrições abertas para a sétima turma do Curso Técnico em Dança (CTD) até o próximo domingo, 2 de fevereiro. Com duração aproximada de dois anos, o curso gratuito oferta 35 vagas. As inscrições iniciaram no dia 10 de janeiro de 2020 pelo site da Escola.
Saiba todos os detalhes no nosso site, link na Bio!
#curso #danca #fortaleza #portoiracemadasartes
  • E qual Evento do Cariri você mais se joga?

#cariri #mostrasesc #romaria #paudabandeira #expocrato #dolypartonchallenge
  • Olha ela! 
A @karynnaof tá comemorando os 50k players do CD promocional em menos de 48h. Tem materia dela no site, já viu? Confere lá!
Link na Bio

#repost @karynnaof
・・・
Felicidade que não cabe no peito❤️ são 50 MIL PLAYS em 48 horas😱😍🥰 Obrigada meu Deus! Obrigada minha gente! Continuem baixando e mandando pra os amigos! #Rumoaos100kplays
  • @billieeilish leva o #grammys de Música do Ano com: Bad Guy 
#grammy #grammytnt #billieeilish #music
  • Para quem vai sua torcida?
@biancaandradeoficial ou @lucaschumbo ?
#teambianca #teamchumbo #bbb #redebbb #paredaobbb
  • A Sociedade Internacional de Filmes Animados anunciou os vencedores do 47ª Annie Awards (considerado como o Oscar da Animação), que reconhece as melhores animações do circuito.
Veja todos os prêmios no link na bio.

Siga @giro.nerd

Siga-nos!