Evasão: Enem 2019 tem 1,2 milhão de candidatos que não realizaram a prova

Um total de 3,9 milhões de pessoas fizeram neste domingo (3) o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).




Evasão: Enem 2019 tem 1,2 milhão de candidatos que não realizaram a prova

Foto: Wilson dias

Um total de 3,9 milhões de pessoas fizeram neste domingo (3) o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Destes 1,2 milhão de candidatos faltaram e representam 23% do total de 5,1 milhões de inscritos. Ao todo, 376 pessoas foram eliminadas por descumprirem as regras do exame. Os dados apresentados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O índice total de ausentes no Enem 2019 será fechado concluída apenas no segundo dia de aplicação, no próximo domingo (10). Os candidatos que não realizaram a prova no primeiro dia poderão comparecer ao segundo e último dia do exame.

Em coletiva de imprensa o ministro da Educação, Abraham Weintraub. “Deu tudo certo, foi tudo perfeito, funcionou tudo bem. Tivemos a mais baixa abstenção da história”, avaliou. O primeiro dia de m comparação ao primeiro dia de prova do ano passado, quando somente 24,9% dos inscritos não compareceram ao exame.

O Ceará, um total de 294.994 candidatos se inscreveram para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. A prova foi aplicada neste domingo (3) em todo o Brasil. Dos inscritos no Estado, 164.199 (55,7%) são mulheres, têm de 21 a 30 anos (22,3%) e já concluíram o Ensino Médio (45,6%). O exame, principal forma de ingresso no ensino superior, apresentou uma redução de 10,48% no número de inscrições neste ano, frente aos 329.406 registros no estado em 2018.

Segundo o ministro o número de eliminados foi baixo. Mediante a nova regra deste ano, onde candidatos cujos aparelhos eletrônicos que emitissem qualquer som, mesmo dentro do envelope porta-objetos seriam eliminados.

Vazamento

O primeiro dia de prova contou com a divulgação de uma foto da prova de redação do Enem nas redes sociais.  Diante das investigações, a cargo da Polícia Federal , Weintraub destaca as suspeitas indicam que a foto foi tirada por um aplicador de prova.  

A suspeita de que o vazamento tenha sido um aplicador está descrito na fotografia que aparece três provas três provas de pessoas que faltaram ao exame e somente aplicadores têm acesso ao caderno de provas de candidatos faltosos. A identificação realizada só é possível devido ao código de cada prova.

“Houve a tentativa de macular, de colocar em xeque o Enem, ele foi um péssimo profissional, péssima pessoa ao fazer isso, mexe com a vida de 5 milhões de pessoas”, disse o ministro.

De acordo com o ministro da Educação, apesar da imagem ser verdadeira, o vazamento não causou prejuízo aos participantes, uma vez que a imagem foi divulgada após o início da aplicação: “O impacto foi zero”.

O ministro fez defesa a punição severa ao culpado por divulgar a imagem:

“O que a gente vai tentar fazer é escangalhar ao máximo a vida dele. Eu sou a favor sempre de que pessoa que é um transgressor pague o preço da transgressão dela”, disse. “A gente vai atrás de absolutamente tudo que puder fazer para essa pessoa pagar pela má-fé dela, pela falsidade, pela traição que ela cometeu. Absolutamente tudo. Se der para ser criminal, criminal, cível, absolutamente tudo que a gente puder fazer para essa pessoa realmente se arrepender amargamente de um dia ter vindo ao mundo”, complementou

Confira também:

< https://foopost.com.br/categoria/noticias/

< https://foopost.com.br/questoes-polemicas-devem-ficar-fora-da-prova-do-enem-diz-inep/

Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por iarameneses
Carregar Mais Em Educação

Sobre iarameneses

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • O texto do projeto prevê o pagamento para trabalhadores informais e  microempreendedores individuais (MEI). Poderão ser pagos até dois benefícios por família.

Saiba mais sobre o benefício acessando o link na bio. 
#fooba #brasil #coronavirus #politica #beneficio
  • Um dos jeitos de permanecer perto da arte e da cultura é acompanhando "Tudo em Casa". O  novo projeto do Sesc permite que a instituição continue nos oferecendo entretenimento e conhecimento.

Saiba mais sobre o festival acessando o link na bio.

#fooba #cultura #sesc #quarentena #coronavirus #musica
  • Na Coluna de hoje, Paulo Rossi escreve sobre a estratégia que Bolsonaro parece seguir e como ela afetará todos nós. A aposta do colunista é fracasso ao final. Leia já, link na bio.
(Crédito da imagem: @insoniascarvao)
  • Quais características definem um grande líder? Bom-senso, perspicácia, proatividade, coerência, inteligência; certamente, estas são algumas indispensáveis. Todavia, o que estabelece a ineficiência de um líder?

Tem texto novo na coluna do @paulojralves ❤️
  • O ficaemcasa.ce  irá reunir  21 músicos cearenses de diferentes estilos em 3 dias de festival gratuito e online. Transmitido diretamente do  Instagram de cada artista.

Saiba mais acessando o link na bio.

#fooba #ceara #musica #coronavirus #festival
  • Os casos de coronavírus confirmados no Brasil subiu para 1.898 e que 34 mortes já foram registradas no país. 30 em São Paulo e 4 no Rio de Janeiro.

Saiba mais acessando o link na bio.

#fooba #coronavirus #casos #brasil #saude
  • FIQUE EM CASA: Saindo esta semana excepcionalmente na sexta-feira, a Coluna de @eipaulorossi de hoje traz 5 dicas para você aproveitar a sua quarentena da melhor maneira possível. Corre ler! :)
  • Tanto a frota de ônibus do sistema urbano, que funciona em Juazeiro do Norte, como como do sistema intermunicipal, ligando a cidade à Barbalha, Missão Velha e Crato serão paralisadas.

Saiba mais acessando o link na bio.

#cariri #fooba #onibus #coronavirus #viametro

Siga-nos!