Evasão: Enem 2019 tem 1,2 milhão de candidatos que não realizaram a prova

Um total de 3,9 milhões de pessoas fizeram neste domingo (3) o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).




Educação, Notícias
Evasão: Enem 2019 tem 1,2 milhão de candidatos que não realizaram a prova

Foto: Wilson dias

Um total de 3,9 milhões de pessoas fizeram neste domingo (3) o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Destes 1,2 milhão de candidatos faltaram e representam 23% do total de 5,1 milhões de inscritos. Ao todo, 376 pessoas foram eliminadas por descumprirem as regras do exame. Os dados apresentados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O índice total de ausentes no Enem 2019 será fechado concluída apenas no segundo dia de aplicação, no próximo domingo (10). Os candidatos que não realizaram a prova no primeiro dia poderão comparecer ao segundo e último dia do exame.

Em coletiva de imprensa o ministro da Educação, Abraham Weintraub. “Deu tudo certo, foi tudo perfeito, funcionou tudo bem. Tivemos a mais baixa abstenção da história”, avaliou. O primeiro dia de m comparação ao primeiro dia de prova do ano passado, quando somente 24,9% dos inscritos não compareceram ao exame.

O Ceará, um total de 294.994 candidatos se inscreveram para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. A prova foi aplicada neste domingo (3) em todo o Brasil. Dos inscritos no Estado, 164.199 (55,7%) são mulheres, têm de 21 a 30 anos (22,3%) e já concluíram o Ensino Médio (45,6%). O exame, principal forma de ingresso no ensino superior, apresentou uma redução de 10,48% no número de inscrições neste ano, frente aos 329.406 registros no estado em 2018.

Segundo o ministro o número de eliminados foi baixo. Mediante a nova regra deste ano, onde candidatos cujos aparelhos eletrônicos que emitissem qualquer som, mesmo dentro do envelope porta-objetos seriam eliminados.

Vazamento

O primeiro dia de prova contou com a divulgação de uma foto da prova de redação do Enem nas redes sociais.  Diante das investigações, a cargo da Polícia Federal , Weintraub destaca as suspeitas indicam que a foto foi tirada por um aplicador de prova.  

A suspeita de que o vazamento tenha sido um aplicador está descrito na fotografia que aparece três provas três provas de pessoas que faltaram ao exame e somente aplicadores têm acesso ao caderno de provas de candidatos faltosos. A identificação realizada só é possível devido ao código de cada prova.

“Houve a tentativa de macular, de colocar em xeque o Enem, ele foi um péssimo profissional, péssima pessoa ao fazer isso, mexe com a vida de 5 milhões de pessoas”, disse o ministro.

De acordo com o ministro da Educação, apesar da imagem ser verdadeira, o vazamento não causou prejuízo aos participantes, uma vez que a imagem foi divulgada após o início da aplicação: “O impacto foi zero”.

O ministro fez defesa a punição severa ao culpado por divulgar a imagem:

“O que a gente vai tentar fazer é escangalhar ao máximo a vida dele. Eu sou a favor sempre de que pessoa que é um transgressor pague o preço da transgressão dela”, disse. “A gente vai atrás de absolutamente tudo que puder fazer para essa pessoa pagar pela má-fé dela, pela falsidade, pela traição que ela cometeu. Absolutamente tudo. Se der para ser criminal, criminal, cível, absolutamente tudo que a gente puder fazer para essa pessoa realmente se arrepender amargamente de um dia ter vindo ao mundo”, complementou

Confira também:

< https://foopost.com.br/categoria/noticias/

< https://foopost.com.br/questoes-polemicas-devem-ficar-fora-da-prova-do-enem-diz-inep/