Governo demite secretário de Cultura após copiar discurso do ministro de Hitler

Auxiliares próximos ao presidente afirmaram que a situação de Alvim ficou “insustentável”




Notícias
Governo demite secretário de Cultura após copiar discurso do ministro de Hitler

Foto: Reprodução

Na manhã desta sexta-feira, 17, Roberto Alvim, secretário especial da Cultura, foi exonerado do seu cargo após citar trechos do discurso do Nazista Joseph Goebbels durante um pronunciamento.

Na quinta-feira, 16, em um vídeo publicado para anunciar o Prêmio Nacional das Artes, Roberto declarou que “arte brasileira da próxima década será heroica” e “imperativa”. As palavras são idêntica ao discurso proferido por Joseph, ministro da propaganda nazista de Adolf Hitler.

Segundo informações do Estadão, auxiliares próximos ao presidente Jair Bolsonaro afirmaram que a situação de Alvim ficou “insustentável”. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, já foi comunicado da decisão.

Discurso de Roberto Alvim:

Nó vídeo divulgado pela Secretaria Especial de Cultura nas redes sociais ele disse: “A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional. Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes de nosso povo, ou então não será nada”.

Citação de Goebbels:

De acordo com o livro “Goebbels: a Biography”, de Peter Longerich, o líder nazista afirmou: “A arte alemã da próxima década será heroica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada”

Confederação Israelita

Em nota, a Confederação Israelita pediu que secretário de Cultura seja afastado. O órgão representa a comunidade de judeus do Brasil

“Emular a visão do ministro da Propaganda nazista de Hitler, Joseph Goebbels, é um sinal assustador da sua visão [de Alvim] de cultura, que deve ser combatida e contida. (…) Uma pessoa com esse pensamento não pode comandar a cultura do nosso país e deve ser afastada do cargo imediatamente”, afirma a entidade no texto.