Governo do Ceará anuncia medidas de prevenção ao novo coronavírus

O Governo do Ceará irá repassar R$ 45 milhões para prevenção e tratamento da doença, entre outras medidas.




Notícias, Saúde

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) anunciou nesta quinta-feira, 12, durante coletiva de imprensa, que irá antecipar as ações para combater o novo coranavírus no estado. Não há confirmações de pessoas infectadas pelo Covid-19 no Ceará, mas a Sesa está fazendo a aquisição de mais de 1.700 kits de diagnóstico, além da formação e contratação dos profissionais especializados para tratar o vírus.

Segundo a secretária, o Governo do Ceará irá repassar 45 milhões para as ações executadas pela Sesa. O recurso vai ser destinado à ampliação dos leitos de retaguarda e de UTI dos hospitais. Haverá preparação de 14 equipamentos estaduais, sendo cinco hospitais em Fortaleza, três hospitais regionais e sete UPAs, além do treinamento e orientação das unidades hospitalares privadas.

Até 12 de março, o Ceará notificou 82 casos. Destes, 62 foram descartados e 20 estão em investigação.

Durante a coletiva, a secretaria executiva de vigilância e regulação da Sesa, Magda Almeida, afirmou que, a todo momento, a secretaria está em comunicação com os órgãos federais.

“Nós temos dialogado nos comitês sobre as recomendações. Hoje, estamos na fase de alerta da doença. Temos que manter a etiqueta respiratória, higienização das mãos com álcool em gel. Se por ventura chegar a uma fase de epidemia, iremos entrar com ação em conjunto com as outras secretarias e órgão federais”, disse a gestora.