Governo lança Carteira de Trabalho digital para substitui documento impresso

Nova carteira digital de trabalho tem as mesmas atribuições da impressa




Economia, Notícias
Governo lança Carteira de Trabalho digital para substitui documento impresso

O Diário da União desta terça -feira (24) publicou a portaria que regulamenta a Carteira de Trabalho digital. Agora, os registros de trabalho serão realizados por meio eletrônico, os novos empregados não precisarão mais do documento impresso, basta apenas apresentar o número do CPF.

O documento virtual equivale à antiga carteira, que não deverá ser substituída imediatamente, já que as empresas devem passar a usar o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) para registrar seus colaboradores.

Daqui para frente, todos os contratos de trabalhos (novos ou existentes) e todas anotações serão feitas eletronicamente, o trabalhador poderá acompanhá-las de qualquer lugar pelo aplicativo ou pela internet.

Segundo a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, a mudança vai assegurar facilidades para trabalhadores e empregados, com redução da burocracia e custos.

Como funciona?

Todos os brasileiros e estrangeiros que estejam registrados no Cadastro de Pessoa Física (CPF) estão com o documento previamente emitido. O trabalhador terá que criar uma conta no site acesso.gov.br para habilitar a versão digital.

Para acompanhar seu documento e anotações da carteira, o colaborador pode utilizar o aplicativo da Carteira Digital (disponível para IOS e Android) ou acessar o site no qual foi feito cadastro.