Grupos de Tradição na Romaria de Candeias

Ao todo 12 grupos da região e dos estados da Paraíba e Bahia se apresentam em uma manifestação cultural gratuita voltada para todos os públicos.




Notícias

Projeto Sesc Cultura de Raiz promove evento durante Romaria de Nossa Senhora das Candeias com o nome: BRINCANTES E ROMEIROS, TRADIÇÃO E FÉ.

Com intuito de dialogar entre cultura popular e cultura religiosa no Cariri cearense o projeto Sesc Cultura de Raiz, da unidade Sesc Juazeiro do Norte, promove a expansão e divulgação dos grupos de tradição da região. Em atividades acontecem nos dias 31 de janeiro, 1º e 2 de fevereiro a unidade divulgará a ação de brincantes e romeiros da fé junto à Romaria de Nossa Senhora das Candeias, evento de peregrinação religiosa.

Com uma programação rica e diversificada, os grupos de tradição são agraciados nas romarias de Juazeiro do Norte, agregando valores culturais da sabedoria popular e preservando e valorizando a ancestralidade.

Ao todo 12 grupos da região e dos estados da Paraíba e Bahia se apresentam em uma manifestação cultural gratuita voltada para todos os públicos.

Romaria de Nossa Senhora das Candeias

É uma manifestação de piedade popular do município de Juazeiro do Norte- CE, ocorrida anualmente, em 2 de fevereiro. A origem da tradição é incerta. Uma das teorias, talvez a mais popular, revela que a romaria teria sido criada pelo próprio Padre Cícero Romão, que, a fim de ajudar financeiramente um ferreiro desempregado, instruiu os fiéis a adquirirem candeeiros para a procissão de Nossa Senhora das Candeias.