Infraero irá ceder 319 servidores para o INSS

A força de trabalho do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) será complementada.




Economia, Notícias
Infraero irá ceder 319 servidores para o INSS

Foto: Reprodução

A força de trabalho do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) será complementada. A autorização do Ministério da Economia nesta quarta-feira (09/10), aprovou a movimentação de 319 empregados públicos pertencentes à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que deverá ser extinta.

Portaria nº 4.656, publicada no Diário Oficial da União é uma das alternativas do Governo Federal para começar a redução de novas contratações por meio de concursos públicos.

Segundo o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoas, Wagner Lenhart, a medida visa aprimorar o desempenho institucional da autarquia ao ampliar o seu quadro de pessoal. “Além de ajudar a atender às necessidades de pessoal do INSS, essa movimentação promove maior eficiência nos gastos públicos”, esclareceu Lenhart.

Avançando no objetivo de modernização do Estado, o INSS, em julho, tornou digital todos os seus serviços prestados à sociedade, possibilitando a sua realização à distância. A média mensal de atendimentos por esses serviços nas agências era de mais de 700 mil.

Movimentação

A Portaria nº 193, de 3 de julho de 2018, torna a ferramenta de movimentação uma alternativa imediata para a recomposição do quadro de pessoal de órgãos do Governo Federal.

No mês de agosto, o ministério já tinha reforçado o quadro de pessoal do INSS a partir do estabelecido nessa portaria. Foram movimentados para o instituto 62 empregados públicos da Engenharia, Construções e Ferrovias S.A (Valec). Com essas duas movimentações, o INSS teve um acréscimo de quase 400 servidores em seu quadro.