Internos de centro terapêutico em Juazeiro eram mantidos algemados e em celas

A inspeção do Ministério Público resgatou 32 homens que se encontravam em condições desumanas.




Notícias, Policial
Internos de centro terapêutico em Juazeiro eram mantidos algemados e em celas

Foto: MPCE/Divulgação

Durante uma inspeção do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizada no Centro Terapêutico Casa de Jacó, localizada no bairro Tiradentes, em Juazeiro do Norte, os promotores do MPCE flagraram os internos em condições desumanas, dois em situação de cárcere privado, estando, um deles, inclusive algemado em um local que não tinha banheiro. A ação foi realizada nesta quarta-feira (20) e resultou na prisão do proprietário do centro.

A casa, que se encontrava em estado impróprio, abrigava 32 homens, alguns deles com marcas de escapamento no corpo e hematomas consequente do uso de algemas. Além disso, foram apreendidas drogas no local e ocorreu uma constatação médica de interno sob efeito de substância entorpecente.

De acordo com Alessandra Magda, promotora do Ministério Público, a instituição, que deveria tratar somente dependentes químicos, recebia também doentes mentais, o que é proibido.

Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para realização de atendimento médico ambulatorial aos internos. Um deles chegou a ser encaminhado para o Hospital Regional do Cariri, onde foi submetido a cirurgia, após ser diagnosticado com pneumotórax. Outros dois foram atendidos em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Assistentes sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST) e médico da saúde mental realizaram uma triagem dos institucionalizados para verificar aqueles que têm condições de retornar ao convívio de suas famílias ou que precisam ser encaminhados a outra instituição. A vigilância sanitária foi chamada ao local e interditou o local após a retirada dos internos. A ação contou ainda com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil.