Irã promete ‘vingança’ após morte do general em ataque aéreo dos EUA

Soleimani era considerado a segunda figura mais poderosa do Irã




Mundo, Notícias
Irã promete 'vingança' após morte do general em ataque aéreo dos EUA

Foto: KHAMENEI.IR / AFP

Aiatolá Ali Khamenei, líder do supremo do Irã, disse nesta sexta-feira, 03, que a  morte do brigadeiro-general iraniano Qasem Soleimani, principal comandante da Força Quds de elite (unidade especial da Guarda Revolucionária do Irã), terá “vingança severa”.

— O martírio é a recompensa por seu trabalho incansável durante todos estes anos (…) Se Deus quiser, sua obra e seu caminho não vão parar aqui e uma vingança implacável espera os criminosos que encheram as mãos com seu sangue e a de outros mártires — afirmou o aiatolá Khamenei em sua conta no Twitter.

O general foi vítima de uma ataque aéreo americano nesta quinta-feira, 02, no Aeroporto Internacional de Bagdá, no Iraque. O míssil também matou o comandante Abu Mahdi al-Muhandis, número 2 das Forças de Mobilização Popular (FMP). Além deles, ao menos outras 6 pessoas morreram.

O Pentágono confirmou que o bombardeio foi ordenado por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, e que tinha a missão de matar o Soleimani. “Os militares dos EUA tomaram medidas defensivas decisivas para proteger o pessoal dos EUA no exterior, matando Qasem Soleimani”, afirmou em nota.

Os serviços de segurança informaram que o ataque aconteceu três dias após manifestantes pró-Irã tentarem invadir a embaixada americana na capital do Iraque.

No Twitter, Trump publicou uma imagem com a bandeira dos EUA sem nenhum texto acompanhando.

A embaixada dos Estados Unidos em Bagdá recomendou a seus cidadãos que deixem o Iraque “imediatamente”.

Em comunicado, Hassan Rohani, presidente do Irã, também prometeu vingança.

— Não há nenhuma dúvida sobre o fato de que a grande nação do Irã e as outras nações livres da região se vingarão por este horrível crime dos Estados Unidos — declarou Rohani — O “martírio” do general Soleimani “encheu de luto o coração da nação iraniana e de todas as nações da região.