Jornalistas são “uma espécie em extinção”, diz Bolsonaro

Em nota, a ABI rebateu a declaração de Bolsonaro




Notícias
Jornalistas são "uma espécie em extinção", diz Bolsonaro

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Durante uma conversa com apoiadores e repórteres nesta segunda-feira (06), o presidente Jair Bolsonaro  afirmou que jornalistas são uma raça em extinção  e disse que a leitura diária de jornais envenena e desinforma.

“Quem não lê jornal não está informado. E quem lê está desinformado. Tem de mudar isso. Vocês são uma espécie em extinção. Eu acho que vou botar os jornalistas do Brasil vinculados ao Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente]. Vocês são uma raça em extinção”, afirmou.

Jair também afirmou que cancelou todos jornais e revistas impressas do Planalto.

Por exemplo, eu cancelei todos os jornais do Palácio do Planalto. Todos, todos, não recebo mais papel de jornal ou revista. Quem quiser que vá comprar. Porque envenena a gente ler jornal. Chega envenenado. “

O presidente criticou uma reportagem do portal “Uol” que aponta que, apesar de incentivar o eleitores a não votarem em candidatos que utilizarem o fundo eleitoral, Bolsonaro usou recursos públicos em sua campanha a deputado federal em 2014.

Falei para vocês aqui: não votem em candidatos que usem o fundão. Aí o Uol falou: Bolsonaro falou para não votar em candidatos que usem o fundão, mas ele usou em 2014. O fundão é de 2017. É de uma imbecilidade. Não vou dizer todo mundo aqui, para não ser processado pela ANJ [Associação Nacional de Jornais] e não sei o quê, mas é de uma imbecilidade. Não sabe nem mentir mais”, disse o presidente.

Segundo o Uol, a reportagem refere-se ao repasse de verba  pública do PP, partido ao qual Bolsonaro era filiado.

 Em nota, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) afirmou que, enquanto a informação for uma “necessidade vital nas sociedades modernas”, jornalismo continuará existindo.

Leia a nota na íntegra:

ABI rechaça declarações do presidente da República

O país e o mundo têm sido surpreendidos, a cada momento, por declarações estapafúrdias do presidente da República e de seus auxiliares mais próximos. Até a manhã desta segunda-feira, a mais recente dessas declarações tinha sido a de que os jornalistas são “uma espécie em extinção”, que, como tal, deveriam ficar sob os cuidados do Ibama.

O presidente não deve confundir o que talvez seja um desejo oculto seu com a realidade.

Enquanto a informação for uma necessidade vital nas sociedades modernas, e ela será sempre, o jornalismo vai continuar a existir.

E, com certeza, sobreviverá por mais tempo do que políticos inimigos da democracia, que, estes sim, tendem a ser engolidos pela história.

Paulo Jerônimo de Sousa

Presidente da ABI