Nordeste teve o maior impacto de cortes de bolsas da Capes

As áreas mais afetadas foram as de engenharias, educação e medicina




Prédio da CAPES (Foto: Reprodução/TV Globo)

Em 2019, o Nordeste perdeu 2.063 bolsas de pós-graduação, sendo a região do Brasil mais afetada com os cortes da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) feito pelo governo Jair Bolsonaro. Ao todo, 7.590 bolsas para financiar pesquisas de pós-graduandos foram canceladas.

As universidades nordestinas perderam o equivalente a 12% das bolsas antes vigentes. Por mais que o Sudeste tenha o maior número de bolsas canceladas, totalizando 2.882, por concentrar o maior número de programas e órgãos de pesquisa, os cancelamentos representaram 6% do total.  Proporcionalmente, o Nordeste teve o maior impacto. A região do país tem um sistema menor e mais novo de pós-graduação e pesquisa.

Os números foram publicados no jornal Folha de S.Paulo, que também apontou que áreas mais afetadas foram as de engenharias, educação e medicina. Mestrados e doutorados em engenharia, por exemplo, perderam 959 bolsas, o maior volume. Na sequência, aparecem educação, com 241 cortes, e medicina, cujos programas tiveram 232 bolsas cortadas.

A Capes é vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Comandada por Abraham Weintraub, a pasta passou por bloqueios de orçamento no ano passado. As medidas provocaram redução de investimentos

Em setembro de 2019, a Universidade Regional do Cariri afirmou que com os cortes, que na época sinalizavam para 5.613 bolsas de mestrado, doutorado e pós-graduação canceladas, a região do Cariri poderia sofrer o impacto de R$4,2 milhões com cortes de bolsas CAPES e CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 

Nas outras regiões do país, os cortes ficaram em 686 cancelamentos (10%) no Centro-Oeste e 376 (9%), no Norte. Na região Sul, as 1.107 bolsas canceladas significaram 5% de perda. Segundo a Capes, não há planos para novos cortes. A verba para o órgão em 2020, no entanto, é menor do que a do ano anterior.

Com informações da Folha de S. Paulo

Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Rayssa Leonel
Carregar Mais Em Notícias

Sobre Rayssa Leonel

Graduada em Jornalismo pela UFCA - Universidade Federal do Cariri. Pesquisadora e caririense bem orgulhosa.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • As inscrições para a prova  ocorrem de 11 a 22 de maio. Os candidatos poderão pedir a isenção da inscrição e justificar a ausência nas provas do ano passado no site do Inep entre os dias 6 e 17 de abril.

Saiba mais sobre a inscrição acessando o link na bio.

#fooba #brasil #inep #enem #inscricao
  • Enquanto a segunda parte da quarta temporada de Rick and Morty não estreia, o Adult Swim divulgou um curta inédito da animação. "Samurai & Shogun" leva os dois protagonistas ao Japão feudal e mostra uma batalha com muito sangue e portais. 
Confira o vídeo com legenda em inglês acessando o link na bio.

#rickandmorty #fooba #gironerd #gekk #cultura
  • Os projetos selecionados irão compor uma programação em plataformas digitais no período de abril a junho de 2020. Cada projeto irá receber  R$ 2.500,00. As inscrições são online e gratuitas e vão até o dia 10 de abril.

Saiba mais sobre o edital acessando o link na bio.

#fooba #cultura #festival #secult
  • A medida contemplará as famílias que consumirem até 100 quilowatts (kW) por mês. A lei deverá ser encaminhada à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE) para aprovações finais.

Saiba mais acessando o link na bio.

#coronavirus #ceara #saude #coronavirus
  • Scott Derrickson, diretor do primeiro filme do Doutor Estranho, usou suas redes sociais para pedir que as pessoas fiquem em casa com uma paródia ao clássico cartaz do Tio Sam.

Saiba mais acessando o link na bio.

#coronavirus #marvel #fooba #geek #gironerd
  • Bob Dylan surpreendeu o público no Twitter ao disponibilizar a primeira faixa dele em oito anos. “Murder Most Foul” é uma música de 17 minutos sobre o assassinato do presidente John F. Kennedy em 1963.

Ouça a música e saiba mais sobre ela no link na bio. 
#music #BobDylan #Dylan #lançamento
  • O texto do projeto prevê o pagamento para trabalhadores informais e  microempreendedores individuais (MEI). Poderão ser pagos até dois benefícios por família.

Saiba mais sobre o benefício acessando o link na bio. 
#fooba #brasil #coronavirus #politica #beneficio
  • Um dos jeitos de permanecer perto da arte e da cultura é acompanhando "Tudo em Casa". O  novo projeto do Sesc permite que a instituição continue nos oferecendo entretenimento e conhecimento.

Saiba mais sobre o festival acessando o link na bio.

#fooba #cultura #sesc #quarentena #coronavirus #musica

Siga-nos!