Outubro rosa: prevenção e combate ao câncer de mama

Outubro rosa é um movimento internacional de conscientização da prevenção do câncer de mama. Homens e mulheres devem se preocupar, saiba porquê.




Notícias, Saúde
Outubro rosa: prevenção e combate ao câncer de mama

Foto: Pixabay

“Mês de outubro, nós damos destaque para a prevenção”, é o que diz a médica ginecologista, Dra. Carla Janieire. O Outubro rosa é um movimento internacional de conscientização, criado em 1990, a fim de prevenir e controlar o câncer de mama.

De acordo com dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer, só no Brasil, anualmente, surgem cerca de 60 mil casos de câncer de mama e mais da metade são descobertos em estágio avançado. O mês foi escolhido para proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, além de facilitar o acesso ao conhecimento.

Além do câncer de mama, a médica ginecologista, Carla Janieire, pontua que é necessário também dar destaque para a prevenção do câncer do colo do útero. Carla ainda diz que é importante “alertar para que as mulheres se percebam mais, façam o autoexame da mama, se toquem, se conheçam, para que quando houver o surgimento de alguma lesão, ela perceba inicialmente”.

Muitos dos casos são descobertos em estágio avançado, quando o tumor já tem se espalhado para outros órgãos do corpo. Os médicos indicam a realização da mamografia em mulheres a partir dos 40 anos, com repetição anual. A campanha aponta para a necessidade de exames periódicos e de ações preventivas durante o ano todo.

Câncer de mama: por que o homem também deve se preocupar?

Tanto mulheres como homens possuem tecido mamário, e pessoas do sexo masculino não estão isentas de ter o câncer de mama. Embora o número seja menor em comparação às mulheres (1 homem em cada 100 mulheres apresentam o diagnóstico), a taxa de mortalidade do sexo masculino é mais alta.

O fato se dá pelo baixo nível de conscientização e, por muitas vezes, pela vergonha por parte do homem em procurar ajuda e prevenção. É indicado que homens também busquem a prevenção do câncer de mama, tendo que se tocar e conhecer o próprio corpo com mais frequência.

O risco da doença atinge homens mais velhos, geralmente a partir dos 60 anos de idade. Os sintomas, geralmente, é o aumento da gordura abdominal, o uso de anabolizantes ou estrogênios, radiação e alcoolismo. Em casos avançados, o tratamento é feito através de cirurgia.