Procurador de Justiça diz que ‘problema da escravidão no Brasil foi porque índio não gosta de trabalhar’

O Ministério Público afirma que a frase está sendo compartilhada fora do seu contexto.




Notícias
Procurador de Justiça diz que 'problema da escravidão no Brasil foi porque índio não gosta de trabalhar'

Procurador de Justiça do Pará Ricardo Albuquerque — Foto: Divulgação/ MPPA

Durante uma palestra no Ministério Público Estadual do Pará (MPPA) nesta terça-feira (27), o procurador da República Ricardo Albuquerque, afirmou que o motivo que levou a escravidão dos negros no Brasil é porque ” índio não gosta de trabalhar”. Esse trecho da fala do procurador pertence a um áudio que viralizou nas redes sociais.

Na palestra estavam presentes estudantes do curso Direito e no seu discurso, o procurador ainda disse que iria “falar uma coisa que talvez muita gente não goste” e defende que não existe ” dívida nenhuma com quilombolas. Nenhum de nós aqui tem navio negreiro”.

Ricardo ocupa o cargo de ouvidor-geral da MPPA e de acordo com ele, não deveria existir políticas públicas com destinação por raça.

— Agora tem que dar estrutura para todo mundo, tem que dar terra pra todo mundo, mas é porque é brasileiro, só isso. É o que eu disse ainda agora, todos são iguais em direitos e deveres, homens e mulheres. Você escolhe o que você quiser ser, não estou nem aí. Mas todos são iguais, todos, todos, todos, absolutamente todos. Não precisa ser gay, ser negro, ser índio, ser amarelo, ser azul para ser destinatário de alguma política pública. Isso tá errado. O que tem que haver, meus amores, é respeito mútuo. Eu lhe respeito, você me respeita, acabou a história. O resto é papo furado. Isso tudo só faz travar a sociedade e eu tô dizendo isso porque eu sei o que rola lá dentro — defendeu.

Em nota, o Ministério Público afirmou que o “áudio que está sendo veiculado tendenciosamente nas redes sociais foi divulgado fora de seu contexto”.