Projeto da UFCA contribui para que famílias produzam gás de cozinha com o esterco animal

Comunidades rurais fazem uso de tecnologias sociais que ajudam na destinação correta do esterco animal para produção de gás de cozinha.




Notícias, Regional
Projeto da UFCA contribui para que famílias produzam gás de cozinha com o esterco animal

Foto: Divulgação

As ações desenvolvidas faz por meio do biodigestor rural, primeira tecnologia implantada, a destinação correta do esterco animal, gerando biogás e biofertilizante. Com as ações do Bio+, projeto de extensão da Universidade Federal Cariri (UFCA), 9 famílias são atendidas e estas podem ter uma economia anual em cerca de R$ 700 na compra de gás butano.

Entre as comunidades beneficiadas com o projeto, estão, o Boa Esperança e Espinhaço, comunidades da zona rural de Barbalha, e a Organização da Sociedade Civil (OSC), Fly do Sertão, em Tarrafas, Ceará.

Outra tecnologia também desenvolvida é o jardim filtrante, este equipamento permite às famílias atendidas a reutilização da água de pias e de chuveiros para irrigação. Já o minhocário doméstico faz a reutilização de restos da alimentos para a produção de húmus de minhoca que é usado como fertilizante para os 9 quintais produtivos.

Assim, as famílias beneficiadas pelo Bio+ complementam a renda vendendo os produtos frutos das produções feitas nos quintais de cada um. As vendas acontecem de forma individual, seja vendendo de porta em porta, fazendo encomendas e participando de feiras orgânicas.


Laryssa Evangelina, estudante de engenharia e vice-presidente do time, fala sobre as tecnologias desenvolvidas na comunidade:

“as três tecnologias sociais implantadas nas comunidades formam o Ciclo Vitae, metodologia desenvolvida que integra tecnologias sustentáveis (biodigestor rural, jardim filtrante e minhocário doméstico) e faz a reutilização de resíduos orgânicos contribuindo para a economia sustentável”.

Rosimeire Tavares, beneficiada pelo projeto, relata que a construção do biodigestor rural possibilita que esterco animal seja transformado em gás de cozinha. Esta ainda destaca que “é onde eu vou cozinhar sem gastar e sem estar brigando com o preço do governo.

A iniciativa faz parte da Enactus UFCA, programa ligado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Atualmente o time Enactus UFCA possui o projeto Bio+ que atende 9 famílias e mais de 70 crianças das comunidades: Espinhaço, Boa Esperança e OSC Fly do Sertão.

Além disso, outro projeto desenvolvido é o Mulecas que atende 20 mulheres da OSC Nosso Lar realizando capacitações de artesanato. O programa Enactus conta com 36 estudantes de diferentes cursos da UFCA.