Vaticano anuncia data da beatificação de Benigna Cardoso

Benigna, assassinada barbaramente aos 13 anos em 1941, será a primeira beata do Estado do Ceará.




Regional

A Diocese de Crato anunciou que a cerimônia de beatificação de Benigna Cardoso, será no dia 21 de outubro deste ano. O rito da celebração, com a presença do Cardeal Angelo Bucciu, Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, representante do Papa Francisco, vai ocorrer na Sé Catedral de Nossa Senhora da Penha, em Crato. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado do Vaticano, na manhã desta terça-feira (21).

Benigna, já considerada “Serva de Deus” pela Igreja Católica, teve seu processo de beatificação aprovado ainda ano passado, no dia 3 de outubro. Nascida em Santana do Cariri, Benigna se tornará a primeira beata cearense. Ela foi barbaramente assassinada, aos 13 anos de idade, no dia 24 de outubro de 1941, por um jovem chamado Raul, que a assediava e que tentou forçá-la a ter relações sexuais.

Na época do assassinato, conforme conta o Vatican News, Pe. Cristiano Coelho Rodrigues, que fora mentor espiritual da jovem, escreveu a seguinte nota ao lado do registro de batismo de Benigna: “Morreu martirizada, às 4 horas da tarde, no dia 24 de outubro de 1941, no sitio Oiti. Heroína da Castidade, que sua santa alma converta a freguesia e sirva de proteção às crianças e às famílias da Paróquia. São os votos que faço à nossa santinha”.

Desde 2004, acontece a Romaria da Menina Benigna, entre os dias 15 e 24 de outubro, em Santana do Cariri. O evento faz parte do calendário oficial do Estado do Ceará desde junho de 2019. “É um motivo de grande alegria para todos nós. E, em contato com Roma, resta-nos preparar a celebração”, disse Dom Gilberto, titular da Diocese de Crato.