Sarampo: Vacina para jovens de 20 a 29 anos estão disponíveis em Juazeiro

As vacinas estarão disponíveis nas unidades de saúde até o dia 30 de novembro.




Notícias, Saúde
Sarampo: Vacina para jovens de 20 a 29 anos estão disponíveis em Juazeiro

Foto: Reprodução

Jovens de 20 a 29 anos que ainda não tenham recebido a vacina contra sarampo, já podem se vacinar. A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a doença teve início na última segunda-feira (18) em Juazeiro do Norte e segue até o dia 30 de novembro.

As pessoas de até 29 anos devem ter o registro de, no mínimo, duas doses da vacina contra o sarampo. Caso a pessoa não tenha nenhum registro da vacina, ela deve buscar urgentemente uma unidade de saúde e tomar a primeira dose, a segunda deve ser tomada após 30 dias . Quem já teve sarampo não precisa se vacinar, pois a doença já induz imunidade permanente.

Em Juazeiro do Norte, a vacina está disponível nas 47 salas de vacinação de todas as Unidades Básicas de Saúde, no Centro de Dermatologia e no Hospital Estephânia.

Para as crianças a vacina é de rotina e continua sendo aplicada normalmente. A primeira dose deve ser aplicada aos 12 meses e a 2ª dose, com 1 ano e três meses. Continua ainda a aplicação da dose extra para crianças de seis meses a menores de 1 ano, apenas no Hospital Estephânia.

Contraindicação

Gestantes, pessoas com baixa imunidade ou gripadas, pacientes em tratamento contra o câncer e pacientes portadores de doenças que derrubam o sistema imunológico, como a Aids, devem consultar seu médico antes de tomar a vacina.