1° caso de coronavírus no Nordeste é confirmado na Bahia

A Bahia registrou 73 casos suspeitos de Covid-19




Notícias, Saúde

Na manhã desta sexta-feira, 06, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou o primeiro caso de coronavírus no estado da Bahia. Com isso, o número de pessoas infectadas no Brasil subiu para 9. Este é o primeiro caso do Nordeste.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, o caso é importado, não há registro de contaminação na Bahia. Trata-se de uma mulher de 34 anos, residente na cidade de Feira de Santana, que retornou da Itália em 25 de fevereiro.

“A paciente contaminou-se na Europa e veio manifestar os sintomas depois de ter chegado ao Brasil. Todas as medidas de contenção para garantir que não houvesse a contaminação de outras pessoas foram e estão sendo tomadas”, declarou.

Ainda de acordo com a secretaria, a mulher manifestou os sintomas depois de ter chegado ao Brasil. O primeiro atendimento e as amostras foram coletadas em um hospital particular da capital baiana, e foram enviadas para Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, onde diagnóstico foi concluído nesta sexta.

A paciente está em casa em isolamento e com quadro assintomático. Este é o primeiro caso registrado no Nordeste. Os outros casos confirmados da infecção foram registrados no Sudeste (seis em São Paulo, um no Espírito Santo e um no Rio de Janeiro).

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que a Bahia registrou 73 casos suspeitos de Covid-19 (coronavírus) até as 17 horas desta quinta-feira, 05.

Destes, 21 foram excluídos por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde, 29 acabaram descartados laboratorialmente e 23 aguardam análise laboratorial. Os municípios notificantes foram Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jacaraci, Jequié, Lauro de Freitas, Lençóis, Salvador, Sant Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas, Tucano e Vitória da Conquista.