5 dos 132 casos brasileiros com suspeitas de coronavírus são do Ceará

Os casos suspeitos de infecção pelo coronavírus são monitorados pelo Ministério da Saúde em 16 estados do país




Notícias, Saúde

O Ceará é o Estado do Nordeste com maior número de casos suspeitos de coronavírus (COVID-19). Até ontem pela manhã, 27, apenas 1 caso era analisado no Ceará. Os dados do balanço do Ministério da Saúde divulgados ainda na quinta-feira, apontam 132 casos suspeitos no Brasil. 5 das pessoas suspeitas de ter o vírus estão no Ceará.

No Nordeste, são 15 casos analisados. Ceará (5), Rio Grande do Norte (4), Pernambuco (3), Paraíba (1), Alagoas (1) e Bahia (1). O maior estado com suspeitos é São Paulo, 55 pessoas. Na quarta-feira, 26, foi confirmado  primeiro caso positivo de coronavírus no Brasil.

Segundo o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, o número de pessoas oficialmente tratadas como suspeitas de ter o vírus no país é de 132, mas o número pode ser ainda maior.

“Esse número não é definitivo. É muito maior que 132. Ficamos com 213 notificações ainda não analisadas. Elas podem ser todas consideradas suspeitas ou apenas uma parte, mas dá para a gente avaliar que, na verdade, temos perto de 300 casos suspeitos”, disse Gabbardo.

O Ministério da Saúde recebeu as notificações dos estados até a tarde quinta, mas não analisou todos antes da finalização do boletim.

Com o aumento, os critérios para a definição de caso suspeito enquadram agora, as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e tiveram passagem pela Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China, nos últimos 14 dias.

 Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

Monitoramento no Ceará

A partir desta quinta-feira, 27, a Secretaria vai disponibilizar boletins diários no site, onde também serão divulgadas informações sobre o novo coronavírus para a população e profissionais de saúde. A secretária executiva da Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Magda Almeida, reforçou que o acompanhamento dos casos suspeitos está sendo feito por meio da vigilância do Estado.

“Passamos para os gestores dos hospitais a situação epidemiológica no estado e acordamos que todos os hospitais encaminhem seu Plano de Contingência para análise da Sesa até esta sexta-feira, 28. Dessa forma, temos como garantir que todos seguirão o protocolo estabelecido e que não ocorra nenhuma inconsistência com o protocolo estadual”, declarou.

Sintomas e atendimento


Pacientes que tiverem febre, coriza, falta de ar, problemas respiratórios e tenha vindo de alguma área com circulação do vírus são considerados casos suspeitos. Quem apresentar algum desses sinais e estiver em Fortaleza ou na Região Metropolitana pode procurar atendimento no Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ).

Para moradores das demais regiões do Estado, as unidades de referência são o Hospital Regional Norte (HRN), Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) e o Hospital Regional do Cariri (HRC). Pessoas com plano de saúde devem ir a uma unidade da rede particular especializada.