Coronavírus: OMS classifica como “muito alto” risco para epidemia global

Foram reportados 78.959 casos e 2.791 mortes na China




Mundo, Saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou para “muito alto” o risco de propagação e do impacto do novo coronavírus no mundo. Nesta sexta-feira, 28, a agência de saúde da ONU disse há casos registrados em 49 países além da China.

329 casos foram confirmados em 24h na China, o menor número em um mês. Foram reportados 78.959 casos e 2.791 mortes no país. Fora da China, já são 4.351 casos em 49 países, com 67 óbitos. 

Segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, os epidemiologistas da organização estão monitorando constantemente o avanço do coronavírus.

Agora aumentamos nossa avaliação do risco de propagação e do risco de impacto do Covid-19 [infecção causada pelo novo coronavírus] para ‘muito alto’ em um nível global.”, afirmou o diretor.

O diretor ainda disse que não há nenhuma comprovação que o vírus esteja se espalhando livremente, já que os casos em outros países são ligados a pequenos grupos. De acordo com a OMS, dos novos casos identificados em todo o mundo, 24 foram exportados da Itália e 97 do Irã.

“O aumento contínuo do número de casos de Covid-19, e o número de países afetados nos últimos dias são motivo de preocupação”, disse Ghebreyesus em entrevista coletiva.

Com informações do site Globo*