Ministério da Saúde confirma 4º caso de coronavírus no Brasil

Inicialmente, o Ministério havia dito que o caso da adolescente não era considerado como confirmado




Notícias, Saúde

O Ministério da Saúde informou na manhã desta quinta-feira, 05, que a contraprova dos exames de coronavírus de uma adolescente de São Paulo deram positivo. Inicialmente, o Ministério não contabilizou o caso como confirmado por não preencher a definição para Covid-19. Ainda nesta manhã, o órgão decidiu contabilizar o caso. Esta é a quarta pessoa confirmada com infecção pelo novo coronavírus no Brasil.

Segundo o ministério, quatro elementos levaram a definição do caso como confirmado: pelo resultado do exame, pelo local provável de infecção (Itália), pela possibilidade da medicação após tratamento de uma lesão ter mascarado os sintomas e pela possibilidade de ainda ter sintomas nos próximos dias.

Após a reunião com técnicos do ministério e especialistas em saúde pública, em Brasília, o órgão decidiu inserir o caso na lista dos confirmados. No Brasil, 4 casos foram confirmados e 531 suspeitos são monitorados pelo Ministério da Saúde. Outros 315 casos já foram descartados por exame laboratorial.

 COMO PREVENIR O CORONAVÍRUS?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

Sintomas e atendimento no Ceará


Pacientes que tiverem febre, coriza, falta de ar, problemas respiratórios e tenha vindo de alguma área com circulação do vírus são considerados casos suspeitos. Quem apresentar algum desses sinais e estiver em Fortaleza ou na Região Metropolitana pode procurar atendimento no Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ).

Para moradores das demais regiões do Estado, as unidades de referência são o Hospital Regional Norte (HRN), Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) e o Hospital Regional do Cariri (HRC). Pessoas com plano de saúde devem ir a uma unidade da rede particular especializada