Seminário discute Fluxo de água no Rio Granjeiro em Crato

Obras na Bacia do Araripe são apresentadas como solução possíveis para sanar os desastres do Canal do Rio Granjeiro

Seminário discute Fluxo de água no Rio Granjeiro em Crato

Foto: Reprodução Diário do Nordeste

Realizado na manhã, dessa sexta (22), no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri – Urca, o Seminário: Estabilização do Fluxo de Água e Revitalização do Canal do Rio Granjeiro em Crato Ceará.

Autoridades acadêmicas, pesquisadores, gestão municipal debateram sobre medidas para amenizar as questões de desastres causadas no tempo chuvoso.

Em fala, o Prof. Dr. Francisco Osny Enéas da Silva afirma que “Adivinhar o como vai chover é quase impossível, mas saber o que vai acontecer quando a água cair no chão é engenharia, é matemática pura”

Apelidado por moradores da cidade do Crato de “Canal do Medo”, durante a enchente de 2011, onde foram registrados milhões em prejuízos para comerciantes e moradores da cidade. O Centro da cidade ficou totalmente inundado e pontes foram destruídas, além de romper com paredes do canal e asfalto das ruas. A chuva foi no dia 28 de janeiro em alguns pontos da Chapada do Araripe foi de 200 milímetros. Essa chuva foi usada como referencia para avaliação e cálculos.

“Não interessa quem foi que fez, e sim que o canal do Rio Granjeiro é um exemplo do que não de deve fazer”, afirma Dr Osny .

Foi apresentado uma métrica comparando o rio com o corpo humano, e usando uma métrica comparativa com a aferição da pressão arterial abaixo de 1 é subcrítico considerando esse dado como “pressão alta”. O níveis do Rio Granjeiro chega a 28.

Todo o debate de hoje será sobre obras a montante, na bacia, e não no canal em zona urbana. Pois não adianta em nada mexer no canal devido ao volume de água. “Ciência e engenharia é a única solução. Não importa quem fará o projeto de engenharia para o canal, as universidades locais devem estar envolvidas” finaliza o engenheiro.

Share this Story
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Erika Souza
Carregar Mais Em Notícias

Sobre Erika Souza

A menina louca. Deixo essa definição, pois meu entusiasmo pode parecer loucura. Atuo com comunicação, eventos e desenvolvimento pessoal. Com o convívio a gente se conhece mais.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • Baseado na obra de Caio Fernando Abreu, o espetáculo faz temporada na Casa Ninho
#teatro #cariri
  • Os interessados em participar da Mostra Sesc de Culturas devem efetuar a inscrição apenas como Pessoa Jurídica (incluindo MEI)
#sesc #mostrasesccariri
  • Na assembleia foi deliberado ainda sobre o I Seminário do Programa do Território da Palavra, que acontece em fevereiro.
#cariri #cultura
  • Confira as reações dos flamenguistas diante do anúncio de Gabigol, no nosso site. Link na Bio
#gabigol #flamengo #diadofico #hojetemgoldogabigol
  • Diante do aumento do número de brasileiros apreendidos na fronteira, o governo Trump está avaliando medidas adicionais além das deportações
  • O  Tribunal Regional Federal da 3ª Região determinou que o Ministério  comprove que os erros no Enem 2019 já foram solucionados.
#enem #sisu #prouni #inep #educacao
  • Homenagens, pedidos de justiça e marcas que não se apagam. Sete anos da segunda maior tragédia no Brasil, em número de mortes, causada por incêndio.
#noticias
  • Todo dia tem gente diferente tentando emplacar um sucesso. Depois de nomeado hit do carnaval, a canção toca em todo canto do Brasil. Por isso todo mundo quer ter um sucesso na boca do povo e nas ruas das cidades.
Veja as apostas e confira nossa playlist link na Bio
#hitdecarnaval #carnaval #spotify

Siga-nos!