O mercado da sustentabilidade em Fortaleza

Conheça um case de mercado em torno de um tema recorrente: Sustentabilidade.

Empreendimentos com foco em sustentabilidade se destacam no mercado da capital

Sustentabilidade deixou de ser somente uma tendência de mercado para virar um imperativo, cujo crescimento no Brasil e no mundo forma um novo perfil de consumidores com maior consciência dos impactos do seu consumo no mundo. De acordo com o estudo Estilos de Vida 2019 da Nielsen, que apontou os principais perfis do consumidor no país, 42,4% dos entrevistados está mudando seus hábitos de consumo para reduzir efeitos negativos ao meio ambiente. E o desenvolvimento desta consciência tem influenciado não apenas na adoção de práticas sustentáveis por empresas, mas também no surgimento de marcas que desenvolvam produtos que ajudem a diminuir nossa “dívida ambiental”.

Em Fortaleza, empreendimentos de artistas da capital investem no mercado de sustentabilidade através da economia criativa, como é o caso da Green 86, VIDABR, Linus e Eco Bibi que trabalham cada uma com suas especialidades em um mercado com forte e constante crescimento, como prova o ranking divulgado pela Kantar com as 100 marcas mais valiosas do mundo destacando o consumo sustentável como uma das principais tendências mostradas no estudo através do notável crescimento de marcas comprometidas com esta causa.

A marca Green 86 une sustentabilidade e moda, dentro do conceito de Eco Fashion, ou Moda Sustentável, por meio de metodologias e processos de produção que não são prejudiciais ao meio ambiente. Desta forma, é possível encontrar produtos que possuem tecido eco-friendly, que é produzido por meio da reutilização de materiais recicláveis como algodão orgânico, tecidos desfibrados (mescla de retalhos e PET) e juta da Amazônia. As T-shirts da Green 86, além de terem impacto reduzido em comparação à moda tradicional, possuem diversas estampas que remetem ao contato saudável do homem com a natureza. 

Os tecidos feitos de garrafas PET recicladas também compõem as camisetas da VIDABR, marca que possui bastante reconhecimento e prestígio no mercado de moda sustentável no Brasil. Além da grande variedade de camisetas que transmitem mensagem de suporte à luta pela preservação do meio ambiente, a VIDABR trabalha em suas roupas com efeito na luz solar, uma tecnologia inspirada na fotossíntese que permite que alguns ícones apareçam apenas sob a luz do Sol, criando relações curiosas de interação em uma mesma estampa. Vale a pena conferir!

Dentre diversos tipos de produtos que podem ser trabalhados de forma reciclável, estão as sandálias desenvolvidas pela marca Linus. Os calçados são criados a partir de um PVC livre de metais pesados, utilizando 70% de fontes renováveis em sua composição e com plastificantes de origem 100% vegetal para diminuir ao máximo a pegada de carbono, sem abrir mão de qualidade e estilo. A Linus se destaca como uma marca que aplica em sua produção e levanta a bandeira do veganismo que busca excluir todas as formas de exploração animal.

A Eco Bibi desenvolve produtos do dia-a-dia que são pensados para substituir objetos feitos de materiais como o plástico, por exemplo, que além de passar cerca de 400 anos para se decompor, agride de forma direta a vida animal, e principalmente a marinha. Canudo plástico, por exemplo, segundo a ONG “Meu Rio” está na lista dos 10 itens que mais poluem os oceanos e estima-se que o item representa 4% do lixo mundial. Por isso, produtos como canudos de alumínio e copos retráteis são pensados para deixarem de ser artigos descartáveis e se tornarem acessórios que podem ser reutilizados por bastante tempo e ser um dos passos para grandes mudanças de hábitos em um estilo de vida mais consciente. 

Estas marcas podem ser encontradas na Loja Colaborativa Elabore com sede na Aldeota e no Shopping RioMar.

Loja Elabore

Elabore é a primeira loja colaborativa de Fortaleza e reúne diversas marcas de produtores locais com itens dos mais variados segmentos como roupas, acessórios, objetos de decoração, artigos de papelaria, dentre outros. Cada colaborador apresenta nos espaços divididos pela loja suas novas propostas levadas aos produtos que os diferem do que é encontrado no mercado tradicional. 

O que é um loja colaborativa?

É um modelo de negócio que possibilita que empresários, principalmente os que possuem empresas de pequeno porte, divulguem e comercializem seus serviços em um espaço físico coletivo. Desta forma, o investimento é reduzido se comparado à manutenção de uma loja própria e a variedade de segmentos de produtos na loja também pode gerar o aumento da visibilidade da marca. 

Share this Story
  • Ação Social

    O mercado da sustentabilidade em Fortaleza

    Conheça um case de mercado em torno de um tema recorrente: Sustentabilidade.
  • Ação Social

    Pega a visão!

    Rick Chesther, o ex-ambulante que virou sucesso nas redes sociais, agora é palestrante internacional e tem viajado o Brasil e o mundo estimulando pessoas a empreender seus sonhos e seus negócios. Neste próximo dia 12 de abril, estará no Centro de Convenções do Cariri palestrando no evento EnRICKecer, organizado pelo Instituto Empreender (empresa cearense de Desenvolvimento Humano e Organizacional).
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Erika Souza
Carregar Mais Em Ação Social

Veja Também

Casa Ninho apresenta a sua Mostra de Repertório

Espetáculos, Documentários, Roda de conversas e outras ações na modalidade Pague Quanto Puder.

Sobre Erika Souza

A menina louca. Deixo essa definição, pois meu entusiasmo pode parecer loucura. Atuo com comunicação, eventos e desenvolvimento pessoal. Com o convívio a gente se conhece mais.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • No @laplazashoppingoficial a semana da criança continua com brinquedos do travessuras, algodão doce e pipoca.
Tudo grátis 😊
  • Abrindo com Gal Costa, passando por Siba, Curumin, Projeto Rivera e terminando com Nando Reais, a edição deste ano, como sempre, está cheia de cultura e trilhões de linguagens artísticas no 0800 ou por 2kg de alimentos.⠀
Confira a programação da Mostra Sesc no nosso site, link na BIO
  • De 10 a 14 de outubro, o Largo do Memorial Padre Cicero será estacionamento de uma experiência bem gostosa e que atrai o paladar de qualquer mortal. O Festival Food Truck na Estrada dará o ar do sabor na cidade de Juazeiro do Norte.⠀
@foodtruckfestivaloficial⠀
⠀
Saiba mais no nosso site, link na bio⠀
⠀
#FoodTruckNaEstrada #cariri #food #juazeirodonorte #gastro
  • A Mostra Sesc pode não ter chegado, mas o Sesc continua oferecendo um ruma de programação para os caririenses. De 7 a 29 de outubro, as unidades Juazeiro e Crato estarão com diversos espetáculos musicais, bandas e artistas locais, nacionais e internacionais.⠀
Saiba + no nosso site, link na bio⠀
⠀
#sesc #musica #programação #cariri
  • O projeto Cultura Raiz irá celebrar os 80 anos do Mestre Espedito Seleiro, o artesão caririense mais badalado do mundo receberá, no Museu Ciclo do Couro, centro cultural de Nova Olinda, os grupos de tradição: Reisado de Couro do Mestre Antonio Luiz; o Reisado de Congo do Mestre Aldenir, os Bacamarteiros da Paz e apresentação de forró-pé-de serra de Joquinha Gonzaga, sobrinho Luiz Gonzaga.⠀
⠀
Foto: Tatiana Fortes⠀
⠀
Saiba + no nosso site, link na BIO
  • Pearl Jam poderá anunciar novo álbum e turnê amanhã, dia 10!⠀
Segundo rumores o grupo fará o anuncio do novo álbum e de uma turnê internacional já com cidades definidas para janeiro de 2020.⠀
⠀
Nós aqui no aguardo.⠀
Saiba + no nosso site, link na bio
  • A rainha do piseiro, Heloísa Ribeiro, tá fazendo show de lançamento de CD⠀
O piseiro vai dominar o mundo e @heloisaribeirooficial também!⠀
⠀
Saiba mais, link na BIO⠀
⠀
Foto: @brenorochafotografia⠀
⠀
#lançamento #cd #musica #piseiro #jogaagua #thevoice #cariri #crato⠀
@jeorgeluizof
  • A temporada musical do Projeto Quarta é+ Cultura deu uma pause para abrir espaço para as artes cênicas, chegou a vez do teatro ocupar espaço no Memorial Padre Cícero.⠀
A primeira apresentação será do espetáculo “O Pequeno Príncipe”, do Coletivo Atuantes em Cena.⠀
⠀
O grupo se apresenta hoje, quarta-feira, a partir das 19h, no auditório do Memorial Padre Cícero, com entrada gratuita!⠀
⠀
#teatro #cariri #pequenoprincipe

Siga-nos!