“Plantou Palavra, Colheu Poesia” no Festival de Cordas Ágio

Por assessoria O espetáculo “Plantou Palavra, Colheu Poesia”, de Socorro Acioli,tem um Inconto Marcado com a sétima edição do Festival de Música Cordas Ágio. À frente do projeto está a curitibana Daniele Yanes Rodrigues, que iniciou sua carreira como Narizinho, do Sítio do Picapau Amarelo, na Rede Globo.    O espetáculo convidado do VII Festival de Música …

Por assessoria

O espetáculo “Plantou Palavra, Colheu Poesia”, de Socorro Acioli,tem um Inconto Marcado com a sétima edição do Festival de Música Cordas Ágio.

À frente do projeto está a curitibana Daniele Yanes Rodrigues, que iniciou sua carreira como Narizinho, do Sítio do Picapau Amarelo, na Rede Globo.  

 O espetáculo convidado do VII Festival de Música Cordas Ágio, “PLANTOU PALAVRA, COLHEU POESIA” é um espetáculo teatral para “toda sorte de crianças, inclusive as enrugadas e calvas”. Com uma estética vibrante e conteúdo poético, musical, brincante e profundo, o espetáculo passeia por várias linguagens em sua concepção, com a presença de bonecos, pernas de pau, música ao vivo, poesia. Com clara inspiração nas típicas trupes de teatro mambembe, quatro atores apresentam um recorte singelo da cultura e história do povo nordestino, da clássica família sertaneja, tão forte e criativa, e, sobretudo, de seus poetas cantadores.

A montagem é uma adaptação do livro homônimo da escritora cearense Socorro Acioli, uma das mais referendadas autoras brasileiras de literatura infantil e juvenil da atualidade. É uma sensível e poética narrativa sobre a vida e a obra de Patativa do Assaré, poeta popular, admirado internacionalmente, desde sua infância decorrida nos confins do sertão cearense, entre a labuta na terra e o despertar para a poesia, até sua consagração como um dos mais importantes criadores de uma arte genuinamente popular, ou seja, aquela que não é feita para o povo, mas que nasce diretamente dele como a planta do solo.

A dramaturgia narra a trajetória de Francisco, um menino sertanejo, que em meio à procura de um lugar melhor para viver se retira com toda a família para Assaré, interior do Ceará, e tem sua vida modificada quando conhece Antônio, um agricultor e poeta, tal e qual, Patativa do Assaré.  A partir deste encontro, arrebatado por aquela magia de ouvir o poeta, que “fala como se fosse música” e por aquele povo que “faz festa até pra dizer palavra”, o menino inicia sua aventura em busca de descobrir o grande mistério de como se faz poesia. 

A idealização e direção geral do InConto Marcado é da curitibana Daniele Yanes Rodrigues, que iniciou sua carreira como Narizinho, do Sítio do Picapau Amarelo, na Rede Globo, nos anos de 1981 e 1982. Ainda na infância, Daniele fez seu primeiro trabalho no Ceará e no Cinema, interpretando outra personagem marcante, Expedita, filha de Lampião e Maria Bonita, no filme “O Cangaceiro Trapalhão”, em 1982. 

Ficha Técnica

Idealização e Direção Geral: Daniele Yanes. Direção Cênica: Geovana Pires. Assistência de Direção: Miguel Campelo. Dramaturgia: baseada na obra de Socorro Acioli – “Plantou Palavra, Colheu Poesia”. Adaptação e Roteiro: Geovana Pires e Daniele Yanes. Elenco: Daniele Yanes, Gabriel Moraes, Geórgia Dielle e Miguel Campelo. Direção Musical: Miguel Campelo. Direção de Arte: Rociania Barreto Cavalcante. Figurinos: Miguel Campelo.

Serviço:

Plantou Palavra, Colheu Poesia – Festival de Musica Cordas Ágio
Dia: 07.07 2019 – 19h30
Local: Quadra Poliesportiva da ViLa da Música: avenida José Horácio Pequeno, 1366 – Belmonte / Crato.

Share this Story
  • Teatro

    “Plantou Palavra, Colheu Poesia” no Festival de Cordas Ágio

    Por assessoria O espetáculo “Plantou Palavra, Colheu Poesia”, de Socorro Acioli,tem um Inconto Marcado com a sétima edição do Festival de Música ...
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Erika Souza
Carregar Mais Em Teatro

Veja Também

Viúva Negra: Rainha Natasha Romanoff terá seu filme solo

“Viúva Negra” se passa após os acontecimentos de “Capitão América: Guerra Civil (2016)” e antes de “Vingadores: Guerra Infinita (2018)”.

Sobre Erika Souza

A menina louca. Deixo essa definição, pois meu entusiasmo pode parecer loucura. Atuo com comunicação, eventos e desenvolvimento pessoal. Com o convívio a gente se conhece mais.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • O DJ Rennan da Penha, preso desde abril, foi solto nesta sexta-feira! Após o pedido de habeas-corpus, a juíza Larissa Maria Nunes Barros Franklin Duarte, da Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro, expediu alvará de soltura. 
#rennandapenhalivre #bailedagaiola #aosomdo150
  • @pefabiodemelo emociona público no seu show
  • @nandoreis no palco da @mostrasescdeculturas #tonamostra
  • O show mais lindo do ano❤
O penúltimo show de carreira do 
@pefabiodemelo 
Um show pra ficar na história do nosso cariri! Uma benção🙌🏽 Show - “O amor me elegeu”

pelo site: bilheteriavirtual.com.br
Ponto de venda oficial: 
LaPlaza Shopping: loja Adriana Semi Joias
Informações: 88 99659.9304

#padrefabiodemelo#cariri#crato#umabenção#penultimoshowdecarreria#imperdivel#palavrasqueconfortamaalma#cançõesineditasquealimentãoaalma
#oamormeelegeu
  • O Lote vai virar, corra e garanta já o seu ingresso nos pontos de vendas: Pontos de Vendas:
◾Loja iPlace - Lá Plaza Shopping (Juazeiro)
◾Escritório Yury Paredão ◾Posto Palmeiral (Crato) 🖥Vendas Online: Ticket Premium 📞 Informações: (88) 3085-1776 ⏱🎟🚨 #EmbaixadorInCariri #JonasEsticado #GusttavoLima #EuVouEmbaixadorInCariri @yuryparedao
  • 🎭Abram a roda e deixem o espetáculo de rua entrar. 🎭 ➡ Já estão sabendo? Quinta é dia de mistério na UFCA. Em primeira mão, "Sonho de Uma Noite de Verão" na versão Cariri. A obra de  William Shakespeare foi adaptada, a partir do vocabulário característico do região, para linguagem de cordel. 
Se transformado numa narrativa cheia de elementos da cultura caririense. 👹Tem Mateu, tem fadorinhas,  Soldadinho do Araripe, coco, maracatu, música cabaçal e até forró. 
Venham todos, o espetáculo já vai começar!
🗓 07 de novembro de 2019, às 17h
📍Pátio da UFCA – Campus Juazeiro do Norte
  • #música #cariri #mostrasesc #tonamostra
  • #musica #mostrasesc #tonamostra #cariri

Siga-nos!