“Plantou Palavra, Colheu Poesia” no Festival de Cordas Ágio

Por assessoria O espetáculo “Plantou Palavra, Colheu Poesia”, de Socorro Acioli,tem um Inconto Marcado com a sétima edição do Festival de Música Cordas Ágio. À frente do projeto está a curitibana Daniele Yanes Rodrigues, que iniciou sua carreira como Narizinho, do Sítio do Picapau Amarelo, na Rede Globo.    O espetáculo convidado do VII Festival de Música …

Por assessoria

O espetáculo “Plantou Palavra, Colheu Poesia”, de Socorro Acioli,tem um Inconto Marcado com a sétima edição do Festival de Música Cordas Ágio.

À frente do projeto está a curitibana Daniele Yanes Rodrigues, que iniciou sua carreira como Narizinho, do Sítio do Picapau Amarelo, na Rede Globo.  

 O espetáculo convidado do VII Festival de Música Cordas Ágio, “PLANTOU PALAVRA, COLHEU POESIA” é um espetáculo teatral para “toda sorte de crianças, inclusive as enrugadas e calvas”. Com uma estética vibrante e conteúdo poético, musical, brincante e profundo, o espetáculo passeia por várias linguagens em sua concepção, com a presença de bonecos, pernas de pau, música ao vivo, poesia. Com clara inspiração nas típicas trupes de teatro mambembe, quatro atores apresentam um recorte singelo da cultura e história do povo nordestino, da clássica família sertaneja, tão forte e criativa, e, sobretudo, de seus poetas cantadores.

A montagem é uma adaptação do livro homônimo da escritora cearense Socorro Acioli, uma das mais referendadas autoras brasileiras de literatura infantil e juvenil da atualidade. É uma sensível e poética narrativa sobre a vida e a obra de Patativa do Assaré, poeta popular, admirado internacionalmente, desde sua infância decorrida nos confins do sertão cearense, entre a labuta na terra e o despertar para a poesia, até sua consagração como um dos mais importantes criadores de uma arte genuinamente popular, ou seja, aquela que não é feita para o povo, mas que nasce diretamente dele como a planta do solo.

A dramaturgia narra a trajetória de Francisco, um menino sertanejo, que em meio à procura de um lugar melhor para viver se retira com toda a família para Assaré, interior do Ceará, e tem sua vida modificada quando conhece Antônio, um agricultor e poeta, tal e qual, Patativa do Assaré.  A partir deste encontro, arrebatado por aquela magia de ouvir o poeta, que “fala como se fosse música” e por aquele povo que “faz festa até pra dizer palavra”, o menino inicia sua aventura em busca de descobrir o grande mistério de como se faz poesia. 

A idealização e direção geral do InConto Marcado é da curitibana Daniele Yanes Rodrigues, que iniciou sua carreira como Narizinho, do Sítio do Picapau Amarelo, na Rede Globo, nos anos de 1981 e 1982. Ainda na infância, Daniele fez seu primeiro trabalho no Ceará e no Cinema, interpretando outra personagem marcante, Expedita, filha de Lampião e Maria Bonita, no filme “O Cangaceiro Trapalhão”, em 1982. 

Ficha Técnica

Idealização e Direção Geral: Daniele Yanes. Direção Cênica: Geovana Pires. Assistência de Direção: Miguel Campelo. Dramaturgia: baseada na obra de Socorro Acioli – “Plantou Palavra, Colheu Poesia”. Adaptação e Roteiro: Geovana Pires e Daniele Yanes. Elenco: Daniele Yanes, Gabriel Moraes, Geórgia Dielle e Miguel Campelo. Direção Musical: Miguel Campelo. Direção de Arte: Rociania Barreto Cavalcante. Figurinos: Miguel Campelo.

Serviço:

Plantou Palavra, Colheu Poesia – Festival de Musica Cordas Ágio
Dia: 07.07 2019 – 19h30
Local: Quadra Poliesportiva da ViLa da Música: avenida José Horácio Pequeno, 1366 – Belmonte / Crato.

Share this Story
  • Teatro

    “Plantou Palavra, Colheu Poesia” no Festival de Cordas Ágio

    Por assessoria O espetáculo “Plantou Palavra, Colheu Poesia”, de Socorro Acioli,tem um Inconto Marcado com a sétima edição do Festival de Música ...
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Erika Souza
Carregar Mais Em Teatro

Veja Também

Programação Cinema de 19 a 25 de setembro

Você está preparado para o novo filme do Rambo? Pois ele é a grande estreia dessa semana. Vem conferir a programação da Orient Cinemas do Cariri Garden Shopping. 

Sobre Erika Souza

A menina louca. Deixo essa definição, pois meu entusiasmo pode parecer loucura. Atuo com comunicação, eventos e desenvolvimento pessoal. Com o convívio a gente se conhece mais.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • Você está preparado para o novo filme do Rambo? Pois ele é a grande estreia dessa semana. Vem conferir a programação da Orient Cinemas do Cariri Garden Shopping..⠀
⠀
Link na bio
  • Alirio Netto é o novo vocalista do Shaman.⠀
Alirio Netto é um vocalista brasileiro, o músico já passou pelas bandas Khallice e Age Of Artemis, além de ter participado do musical Jesus Cristo Superstar, dono de um vocal poderoso, hoje é vocalista do tributo oficial do Queen (Queen Extravaganza).⠀
⠀
Link na Bio
  • Dezarie: Cantora de Reggae confirma quatro shows no Brasil em novembro⠀
O Jornalista José Noberto Flesch confirmou em seu twitter oficial que a cantora virá ao Brasil em novembro para quatro shows.⠀
⠀
Link na Bio
  • Ancine cancela ajuda de custos para filmes com temáticas LGBT.⠀
Greta e Negrum3 receberiam uma ajuda custo para bancar despesas com viagem para o Festival Internacional de Cinema Queer.⠀
⠀
Link na Bio
  • “A Vida Invisível”, obra que representará o Brasil na disputa do Oscar 2020, terá estreia antecipada⠀
O longa passará uma semana nos cinemas de Fortaleza.⠀
⠀
Link na Bio.
  • Quinta, 19/09 – O que tem pra hoje?⠀
Dia de quintar com os meninos que eu gosto⠀
Confira a programação dessa quinta-feira no Cariri.⠀
⠀
Link na bio
  • Em 19 de Setembro de 1958 nascia Lita Ford⠀
Lita fez parte da icônica banda de Rock Feminino The Runaways, em 1979 a banda encerra suas atividades por conflitos internos⠀
⠀
Parabéns!!!
  • Confira o novo clipe da banda de Folk Metal Brasileira Tuatha de Danann, uma banda de folk metal brasileira, fundada em 1994, A banda se apresentou em 2005 no maior festival de Rock do mundo, o Wacken Open Air onde foi considerada a melhor banda estrangeira a participar da competição.⠀
⠀
Link na Bio⠀
#Rock #Musica #Clipe

Siga-nos!