Com decisão do STF, Lula pode ser solto em breve

Nesta sexta-feira (8), os advogados de Lula devem enviar pedido de soltura imediata à Justiça Federal do Paraná.




Política
Com decisão do STF, Lula pode ser solto em breve

Foto: Leonardo Benassatto/Reuters

O Superior Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (7) contra prisão em segunda instância. Com a decisão, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá deixar a Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, onde está preso há 580 dias. Nesta sexta-feira (8), os advogados de Lula devem enviar pedido de soltura imediata à Justiça Federal do Paraná.

Com 6 votos a 5, os ministros do STF determinaram que os réus do Brasil podem ser presos somente após o fim do processo ou com o esgotamento de todos os recursos. Lula é um dos principais beneficiados. A decisão, no entanto, não tem prazo previsto por lei para ser proferida.

Os advogados do ex-presidente, reafirmam que Lula é inocente, que o julgamento foi feito de forma parcial e pedem a absolvição de Lula e a tendência é que agora eles concentrem esforços para conseguir uma absolvição junto ao Supremo Tribunal Federal. 

Lula pelo Brasil e Mundo: Planejamento de campanha após soltura

Caso confirmada a soltura, o ex-presidente Lula pretende viajar pelo país para reforçar oposição ao Governo Bolsonaro. Segundo informações obtidas pelo O Globo, Lula não fará inflexão ao centro nem empunhará a bandeira de deslegitimar o governo do presidente Jair Bolsonaro , como em eventual campanha por impeachment.

É de planejamento do ex-presidente realizar um giro internacional para se encontrar com personalidades que se manifestaram contra a sua prisão. Porém, o primeiro ato deve ser feito em Frente à Polícia Federal, em Curitiba. Lula quer prestar homenagem aos simpatizantes que ficaram em vigília no local durante um ano e sete meses.

Foto: Ricardo Stuckert

Com retorno ao jogo político e com a pretensão de se incorporá ao movimento de oposição à Jair Bolsonaro, Lula afirmou a um dos coordenadores do MST, que fará um grande pronunciamento à nação.

A estratégia de reavivamento do Partido dos Trabalhadores (PT) se dará, segundo os dirigentes partidários, a partir do desgaste do governo Bolsonaro. Lula pode impulsionar o sentimento de instabilidade no Brasil, frisando em seus discursos as consequências para a população das medidas que vêm sendo adotadas, principalmente na área econômica.