Em pronunciamento, Bolsonaro diz que incêndios florestais existem em todo planeta e isso não é pretexto para possíveis sanções internacionais

Na noite desta sexta-feira (23), o presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento em rede nacional, motivado pela repercussão de grande escala em relação aos incêndios ocorridos na Amazônia nas últimas …




Política
Em pronunciamento, Bolsonaro diz que incêndios florestais existem em todo planeta e isso não é pretexto para possíveis sanções internacionais

Na noite desta sexta-feira (23), o presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento em rede nacional, motivado pela repercussão de grande escala em relação aos incêndios ocorridos na Amazônia nas últimas semanas.

Em seu discurso, Bolsonaro afirmou que as queimadas não estão fora da média dos últimos 15 anos e justifica o período como motivo das queimadas. Entretanto, segundo dados de desmatamento divulgados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), os focos de incêndio na Amazônia aumentaram 85% em comparação ao mesmo período de 2018.

Repercussão internacional

Na última quinta-feira (22), o presidente francês Emmanuel Macron, disse que as queimadas na Amazônia geraram “crise internacional”, e que o caso será levado para discussão na reunião do G7, que ocorre neste final de semana.

Em relação a repercussão internacional, Bolsonaro afirmou que “incêndios florestais existem em todo o planeta, e isso não pode servir de pretexto para possíveis sanções internacionais”.

Protesto no Cariri

No fim da tarde desta sexta-feira (23), ocorreu em Juazeiro do Norte um protesto contra os incêndios que vêm acontecendo na região da Amazônia. Segundo a Agência Ecocariri, mais de 100 pessoas se reuniram no ato. O protesto foi convocado pelo movimento “Amazônia na Rua” e pretende estender as atividades até o próximo dia 25 de agosto.

Protesto no Cariri contra os incêndios na Amazônia aconteceu no Giradouro. Foto: Ecocariri