Felipe Neto enfrenta censura de Crivella

O Youtuber, autor campeão de vendas, ganhador do Prêmio PublishNews em 2017 preparou uma ação resposta que promete esquentar a Bienal esse sábado.




Política
Felipe Neto enfrenta censura de Crivella

Fiscais da Secretaria Municipal de Ordem Pública da cidade do Rio de Janeiro foram hoje, sexta-feira (06), à Bienal do Livro do Rio para apreender livros considerados pelo prefeito como “impróprios”. Tal medida foi tomada pelo prefeito Marcelo Crivella que acionou a Justiça pedindo que a Bienal recolhesse a graphic novel Vingadores – A cruzada das crianças por conter uma cena de beijo entre dois homens.

Como era de se esperar os fiscais relataram que não encontraram nada além de “muitos livros”.

Editores e autores resolveram responder ao claro ato de censura: Os estandes de casas como a Todavia e Faro trouxeram para frente os livros de temática LGBT e teve até quem fizesse promoções, dando descontos nesses títulos.

O Youtuber Felipe Neto, autor campeão de vendas, ganhador do Prêmio PublishNews em 2017 preparou uma ação resposta que promete esquentar a Bienal esse sábado. O influenciador comprou dez mil livros embalou em sacos pretos e etiquetou, seguindo a sugestão do prefeito Crivella, e irá distribuir gratuitamente entre os frequentadores da bienal. No selo, lê-se: “Este livro é impróprio para pessoas atrasadas, retrógradas e preconceituosas”.

Dentre as obras que serão distribuídas estão títulos como Ninguém nasce herói (Companhia das Letras)de Eric Novello; Com amor, Simon (Intrínseca), de Becky Albertalli; Arrase! (HarperCollins), de RuPaul e Confissões de um garoto tímido, nerd e (ligeiramente) apaixonado (Arqueiro / Sextante)de Thalita Rebouças.

Alguns títulos que Felipe Neto irá distribuir

O youtuber com mais de 34 milhões de inscritos no seu canal, posta diariamente dois vídeos, um as 10 horas e outro as 18 horas. Hoje, excepcionalmente, ele atrasou o vídeo das 18 horas para postar o vídeo onde divulgava ação, confira: