Prêmio Pernalonga de Teatro, lançando em Pernambuco

Foi lançado, nesta quinta-feira (22), o 2º Prêmio Roberto de França (Pernalonga) de Teatro, realizado pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe. O lançamento ocorreu na programação da I Mostra Pernalonga de Teatro, no Teatro Arraial Ariano Suassuna até a próxima terça-feira (27), e teve a presença do dramaturgo premiado Sérgio Mamberti …

Foi lançado, nesta quinta-feira (22), o 2º Prêmio Roberto de França (Pernalonga) de Teatro, realizado pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e FundarpeO lançamento ocorreu na programação da I Mostra Pernalonga de Teatro, no Teatro Arraial Ariano Suassuna até a próxima terça-feira (27), e teve a presença do dramaturgo premiado Sérgio Mamberti para um bate-papo com a plateia

As inscrições para o 2º Prêmio Pernalonga de Teatro poderão ser feitas de 2 de setembro a 1 de outubro deste ano. Para inscrição é necessários está inscrito no Mapa Cultural de Pernambuco e apenas propostas que tenham estreado em Pernambuco até 2017.  O valor total da premiação é de R$ 90 mil. Confira aqui os arquivos do edital.

Mostra Pernalonga

Segundo Gilberto Freyre Neto, secretário de Cultura de Pernambuco, há um desafio muito grande por parte da gestão pública na execução de políticas como o Prêmio Pernalonga. “Mas ao mesmo tempo uma vontade de fazer dar certo enorme. Um momento como esse é um momento de reflexão e de projeção do futuro. Pernalonga representa no imaginário de todos o que há de mais importante naquilo que a gente entende como a cultura das artes cênicas”, destacou o secretário.

Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe, reforçou como o Pernalonga era uma pessoa libertária e como isso estava representado nos vencedores do prêmio. “Nesse momento que a gente vive, de cerceamento da cultura, esse ato aqui é em prol da liberdade. E Pernambuco tem sido uma resistência nesse sentido. Temos dado exemplo, seja o governo ou a todos que fazem a política cultural acontecer”, disse Canuto.

“Um grande diferencial para o valor desse prêmio são os critérios de seleção. eles abrangem, para além da iniciativa ou criação teatral, sua conexão com a realidade e com a obra de Pernalonga”, ressaltou José Neto, coordenador de Teatro e Ópera da Secult-PE e curador da Mostra, antes da entrega dos troféus aos vencedores da primeira edição da premiação.

Cerimônia de Prêmiação de aula magna com Sergio Mamberti Foto: Fernando Figueirôa – Secult-PE/Fundarpe

Na categoria Espetáculo para Infância e Juventude, o vencedor foi o espetáculo Chico e Flor Contra os Monstros na Ilha do Fogo, da Cia Biruta de Teatro, de Petrolina. Na categoria Espetáculo Solo, venceu Soledad, a terra é fogo sob nossos pés, do Grupo Cria do Palco Recife. Na categoria Iniciativa Coletiva, o prêmio maior fica com o Festival de Teatro do Agreste – Teatro Experimental de Arte (Feteag), de Caruaru. E na categoria Iniciativa Individual, a premiada é Odília Nunes, do projeto No Meu Terreiro Tem Arte, do município de Ingazeira.

Para Rosângela Lira, irmã de Pernalonga, indiretamente a solenidade representava uma comemoração aos 60 anos de vida do artista nascido no dia 8 de agosto de 1959. “Todos os anos nós íamos pra sua casa e fazíamos uma festa, ele ficava muito feliz com a presença da família. Eu agradeço ao teatro porque foi uma coisa que revolucionou a vida dele”, celebrou.

Cerimônia de Prêmiação de aula magna com Sergio Mamberti Foto: Fernando Figueirôa – Secult-PE/Fundarpe

Vencedora com o projeto No Meu Terreiro Tem Arte, a produtora Odila Nunes, de Ingazeira, falou da alegria de estar recebendo um prêmio a nível estadual. “Que a gente possa pensar mais na interiorização da cultura, e que essas ações consigam adentrar cada vez mais o estado”. Ela também lembrou que na próxima segunda-feira (26) haverá uma sessão da Mostra em Ingazeira.

Na sua fala, Sérgio Mamberti ressaltou a alegria em ouvir os depoimentos dos vencedores da primeira edição do Prêmio Pernalonga de Teatro. “É algo que me deixa muito emocionado porque mostra que esse legado permanece vivo. E ele não fica só na capital, está espalhado por todo o estado. Quando ouvi as falas dos vencedores, eu vi a chama acesa. Por isso precisamos estar muito firmes nessa resistência”.

Share this Story
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Erika Souza
Carregar Mais Em Teatro

Veja Também

Estirada Cultural em Juazeiro do Norte

Ação gratuita e na praça traz shows de Abidoral Jamacaru, Cátia França e João do Crato.

Sobre Erika Souza

A menina louca. Deixo essa definição, pois meu entusiasmo pode parecer loucura. Atuo com comunicação, eventos e desenvolvimento pessoal. Com o convívio a gente se conhece mais.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • O DJ Rennan da Penha, preso desde abril, foi solto nesta sexta-feira! Após o pedido de habeas-corpus, a juíza Larissa Maria Nunes Barros Franklin Duarte, da Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro, expediu alvará de soltura. 
#rennandapenhalivre #bailedagaiola #aosomdo150
  • @pefabiodemelo emociona público no seu show
  • @nandoreis no palco da @mostrasescdeculturas #tonamostra
  • O show mais lindo do ano❤
O penúltimo show de carreira do 
@pefabiodemelo 
Um show pra ficar na história do nosso cariri! Uma benção🙌🏽 Show - “O amor me elegeu”

pelo site: bilheteriavirtual.com.br
Ponto de venda oficial: 
LaPlaza Shopping: loja Adriana Semi Joias
Informações: 88 99659.9304

#padrefabiodemelo#cariri#crato#umabenção#penultimoshowdecarreria#imperdivel#palavrasqueconfortamaalma#cançõesineditasquealimentãoaalma
#oamormeelegeu
  • O Lote vai virar, corra e garanta já o seu ingresso nos pontos de vendas: Pontos de Vendas:
◾Loja iPlace - Lá Plaza Shopping (Juazeiro)
◾Escritório Yury Paredão ◾Posto Palmeiral (Crato) 🖥Vendas Online: Ticket Premium 📞 Informações: (88) 3085-1776 ⏱🎟🚨 #EmbaixadorInCariri #JonasEsticado #GusttavoLima #EuVouEmbaixadorInCariri @yuryparedao
  • 🎭Abram a roda e deixem o espetáculo de rua entrar. 🎭 ➡ Já estão sabendo? Quinta é dia de mistério na UFCA. Em primeira mão, "Sonho de Uma Noite de Verão" na versão Cariri. A obra de  William Shakespeare foi adaptada, a partir do vocabulário característico do região, para linguagem de cordel. 
Se transformado numa narrativa cheia de elementos da cultura caririense. 👹Tem Mateu, tem fadorinhas,  Soldadinho do Araripe, coco, maracatu, música cabaçal e até forró. 
Venham todos, o espetáculo já vai começar!
🗓 07 de novembro de 2019, às 17h
📍Pátio da UFCA – Campus Juazeiro do Norte
  • #música #cariri #mostrasesc #tonamostra
  • #musica #mostrasesc #tonamostra #cariri

Siga-nos!