PROCULT-UFCA se pronuncia sobre o corte de verbas dos CCBNBs

A Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri manifesta-se, em nota, contra o corte de recursos imposto aos Centros Culturais do Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB).

📝 Confira a nota na íntegra aqui:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI
PRÓ-REITORIA DE CULTURA
NOTA CONTRA O CORTE DE VERBAS NO CCBNB

A Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) posiciona-se veementemente contra o corte de verbas imposto aos Centros Culturais do Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB), localizados em Sousa, na Paraíba, e em Fortaleza e Juazeiro do Norte, no Ceará.

No Cariri cearense, o CCBNB iniciou suas atividades no ano de 2006, com o objetivo de promover o desenvolvimento regional no interior do estado do Ceará, por meio da inclusão deste território na cadeia produtiva da Cultura. Desde então, o Centro oferece gratuitamente ações nas mais diversas linguagens artísticas, tendo se consolidado como um dos principais equipamentos culturais da região.

O CCBNB se constitui também como importante parceiro da UFCA, na promoção de algumas das ações culturais propostas pela Universidade. Em 6 anos de parceria, foram ofertados ao público apresentações musicais, debates temáticos, exibições fílmicas e mostras de artes visuais, por meio de programas como o Acorde Instrumental, Cinema Nordeste, Circulô, Conversas Filosóficas, Mediações Culturais, Na Trilha do Vinil e Terça Musical.

O corte orçamentário imposto ao CCBNB não se justifica sob a ótica econômica, já que o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) apresentou, em 2018, lucro líquido de R$ 725,5 milhões, valor 6,4% maior do que o lucro do exercício anterior, quando foram registrados R$ 681,7 milhões. Diante desse quadro, o ataque ao CCBNB se revela contraditório e vem comprometer a oferta de programação artístico-cultural, as ações firmadas em parceria com a UFCA, e a própria existência do equipamento. Com isso, descontinua-se o trabalho que vem sendo realizado há anos, voltado à circulação de espetáculos, à formação de plateias e à formação cultural da população.

Nesse contexto, a PROCULT-UFCA se coloca ao lado dos funcionários que compõem o CCBNB; dos(as) artistas da Cultura e da população caririense, reforçando a importância do equipamento para a disseminação da arte e da cultura do povo nordestino e brasileiro.

Juazeiro do Norte, 1º de julho de 2019.
José Robson Maia de Almeida
Pró-Reitor de Cultura da UFCA

Share this Story
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Erika Souza
Carregar Mais Em Ação Social

Veja Também

Juazeiro recebe a Banda Mais Bonita da Cidade

Meu amor… o projeto Sesc Sonoridades tem vasta programação ...

Sobre Erika Souza

A menina louca. Deixo essa definição, pois meu entusiasmo pode parecer loucura. Atuo com comunicação, eventos e desenvolvimento pessoal. Com o convívio a gente se conhece mais.

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • Bora produzir novidade?
#arrudeio #cariri #cultura #news
  • Sextou com aniversário aqui na redação!
Vamos celebrar com muita alegria o niver do nosso colunistas @eipaulorossi
Pedimos aos seguidores que deixem mensagens de felicitações para ele!
⠀
  • @anaruthof escolhida por @iza na #batalha e continua no @thevoicebrasil 
#cariri #thevoice #thevoicebrasil #timepesadao #timeiza #thevoicebr #reality #music
  • mulheres
que correm com os lobos
que voam contra os ventos
e vão de encontro à lua
essa vibração intensa
que desfaz qualquer crença 
que habita em cada uma de nós 
se permita sentir
se permita iluminar toda a cidade sendo única e exclusivamente, 
você mesma. - andreia
  • A lua toda linda no céu do Cariri!
#foobá
⠀
  • 31 poemas e 31 gravuras em homenagem a Carlos Drummond de Andrade feitas por Belchior na exposição, “Pinturas do Belchior” que está  à mostra na URCA durante a realização do II Seminário de Culturas e Literaturas Lusófonas do Cariri Cearense e ficará aberta ao público até 30 de agosto.
  • Tomando ruas, praças e escolas é que a Mostra de Teatro de Rua transforma as cidades do Cariri em palcos coloridos. De 12 a 27 de agosto 13 cidades da região receberão espetáculos de 4 grupos de diversas cidades do nordeste. As apresentações trazem música, circo, drama e ludicidade para o público
Saiba mais no nosso site. Link na Bio.
#teatro #cariri
  • Heavy Metal Online lança teaser do documentário “Fascismo no Heavy Metal”
Saiba mais no nosso site.
Link na Bio

Siga-nos!