Projeto PontoDoc Homenageará Paulo Freire

No mês em que se celebra o nascimento do educador pernambucano Paulo Freire, a Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa (EPUCA), realizará uma edição especial do projeto PontoDoc em que será exibido o documentário 40 Horas na Memória, produzido pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), sediada no Rio Grande do Norte.

Paulo Freire 2

A partir da memória dos ex-alunos freireanos, o documentário visa resgatar a experiência pioneira de alfabetização de jovens e adultos, denominada Angicos 40 horas, realiza na cidade de Angicos (RN), no início da década de 1960, sob a coordenação de Paulo Freire. “O objetivo foi resgatar essa história por meio da oralidade, com depoimentos dos ex-alunos, hoje idosos com idade acima de 70 anos. O cenário é a cidade de Angicos, mais especificamente, o ambiente familiar de cada integrante do projeto”, destaca Passos Júnior, diretor do documentário.

Os idosos fazem um recorte histórico de como aconteceu e o que representou o projeto em suas vidas. As memórias dos idosos, bem como o resgate das marcas do tempo, são valorizadas no documentário.

O evento acontecerá na noite de 17 de setembro (quarta-feira), na Escola Estadual de Educação Profissionalizante Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, na cidade do Crato, e após a exibição do documentário será realizada uma roda de conversa com o jornalista Passos Júnior, que assina o roteiro (ao lado de Renata Jaguaribe) e dirigiu o filme. Os diálogos contarão ainda com a contribuição de Eduardo Mendonça, diretor de fotografia do documentário.

Sobre o PontoDoc

O PontoDoc tem por objeto levar a escolas, universidades, comunidades urbanas e rurais e outros espaços coletivos do Cariri cearense a exibição de documentários nacionais e estrangeiros que contribuam para instigar o diálogo e a reflexão crítica sobre questões do dia a dia e sobre aspectos da história da humanidade. O projeto integra a rede Paidéia – Cidade Educadora, programa de extensão da Universidade Federal do Cariri (UFCa), e para essa edição a EPUCA conta com a parceria da própria UFCa e com o apoio da UFERSA.

O homenageado

Paulo Freire (1921 – 1997) nasceu em Recife (PE), em 19 de setembro de 1921, e é considerado o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Conhecido principalmente pelo “método” de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político.

Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. O principal livro de Freire se intitula justamente Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra.

Desde 2011 a Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa homenageia Paulo Freire com a realização da Semana Freiriana do Cariri que, segundo Joelmir Pinho, diretor geral da EPUCA, agora passa a ser bienal, devendo a quarta edição do evento acontecer em setembro de 2015.

Serviço:

PontoDoc | 8ª edição, com a exibição do documentário 40 Horas na Memória

17 de setembro de 2014 (quarta-feira), 19 horas, EEEP Violeta Arraes (Crato/CE)

Convidados especiais: Passos Júnior (roteirista e diretor do documentário) e Eduardo Mendonça (diretor de fotografia)

Share this Story
  • Blog Foobá

    Os Bardos

    Show Humanum é a atração do primeiro trabalho da banda No dia 22/3, às 19h, o Sesc Sonoridades irá apresentar, no ...
  • Turismo

    Horários e Programação do Cariri Garden

    Toda a programação é gratuita, aberta ao público e a concentração acontecerá sempre na Praça de Alimentação. Separe sua melhor fantasia, prepare seu melhor ...
  • Cinema

    Programação Cinema de 28 de fevereiro a 06 de março

    Lançamento nacional teen e pré-estreia compõe as novidades desse final de mês Confira a programação de cinema das da Orient Cinemas ...
  • Música

    Carnaval das Cores? Temos!

    Seguindo o mega sucesso do Réveillon das Cores, o festival das cores que já é hype no final de ano da região do Cariri, a produtora realizará neste sábado de carnaval a segunda edição do Carnaval das Cores em Juazeiro do Norte.
  • Ação Social Tradição

    ‘Loucos’ pelo CAPS

    Luta Antimanicomial é protestada com cortejo de Carnaval de usuários de CAPS em Crato.
  • Música

    Hit de Carnaval

    Piscininha Amor, Jenifer e Buzina ficam de fora do TOP do #MeuHitDoCarnaval apresentado hoje pelo Twitter
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Jimmy Macedo
Carregar Mais Em Blog Foobá

Comente

Your email address will not be published.Campos obrigatórios são marcados *

Veja Também

Decon interdita boate em Juazeiro do Norte e show que aconteceria nesta sexta-feira é cancelado

O estabelecimento deverá permanecer interditado até que seja demonstrada a sua regularização

Sobre Jimmy Macedo

Profissional de marketing digital e comunicação, Jimmy é um grande entusiasta da cultura e entretenimento. Amante de música, idealizou este portal para colaborar de forma efetiva com o cenário que tanto o diverte e inspira.

Instagram

  • Nossa que absurdo você não ter garantido ainda o ingresso para curtir o show de @jerrysmithoficial no @jonasintenseoficial.

Garanta já seu ingresso nos Pontos de Vendas: M.Officer (Cariri Garden Shopping) e Escritório Yury Paredão. Vendas Online: Bilhete Certo

#JonasIntense #VivaIntensamenteHoje #JonasEsticado #JonasIntenseCariri #JonasIntenseEmCasa 💥🕺🏽🔥🥂 @yuryparedao
  • Hoje tem adesivaço em frente ao Escritorio Yury Paredão - Juazeiro do Norte a partir das 16h. Adesivagem por ordem de chegar. 
#JonasIntense #VivaIntensamenteHoje #JonasEsticado #JonasIntenseCariri #JonasIntenseEmCasa 💥🕺🏽🔥🥂 @yuryparedao
  • 🕺🏽@parangoleoficial é atração confirmada no @jonasintenseoficial então corre para garantir seu ingresso antes da virada de lote.

Pontos de Vendas: M.Officer (Cariri Garden Shopping) e Escritório Yury Paredão. Vendas Online: Bilhete Certo

#JonasIntense #VivaIntensamenteHoje #JonasEsticado #JonasIntenseCariri #JonasIntenseEmCasa 💥🕺🏽🔥🥂 @yuryparedao
  • *#É hoje, CAIPIRANDO -DOSE DUPLA*🚧 🌵Para quem estava ansios@ por um programação especial nessa segunda 18 de Março, véspera de feriado, corre chama a galera que vai ter VIBEER PUB,  a pista vai ferver ao som dos maiores hits  e a animação fica por conta dos  DJs Beatriz Moreira e Laylson Lima, bora curtir no melhor pub da cidade. 🌵Marca sua amiga, os crush’s e até aqueles contatinhos babadeira para se jogar com a gente nessa noite.

PROMOÇÃO DA NOITE: Caipirinha dupla por $10,00 ( Até durar o estoque)

Espaço Barzinho: Entrada gratuita
Espaço pista/boate: couvert artistico $5,00
😎 Open house: 21h 🍹Quer conforto, segurança, comidas, música boa, bebidas geladinhas e muita gente bonita? Corre 🍻 *+Informações*: (88) 998698060 📌 *Onde Fica?*
Rua Tristão Gonçalves 346, Crato/Centro.
(Pertinho da RFFSA, Praça Siqueira Campos e Sé)
  • Mostra Sesc Sonoridades apresenta “Os Bardos”
Show Humanum é a atração do primeiro trabalho da banda 
No dia 22/3, às 19h, o Sesc Sonoridades irá apresentar, no Teatro Alberto Vamozi, o Show Humanum da banda Os Bardos. Com classificação livre, essa é uma excelente opção para o público prestigiar um projeto musical da Serra da Ibiapaba.
Os Bardos é uma banda que mescla elementos das culturas ocidentais e orientais. Sua influência vem da rica fonte cultural do Movimento Armorial, da cultura popular brasileira e da linguagem do rock progressivo e jazz. O Conjunto é formado por quatro integrantes, Paulo Marcelo (Voz e Guitarra), Francisco Gustavo (Voz e Baixo)Roney Souza (Percussão e Flauta transversal) e Webert-San (Bateria e Percussões).
Em seu show Humanum, apresentam o resultado do primeiro trabalho da banda. Trata-se de uma lufada de ar que desce da Serra da Ibiapaba, forte, encorpada e certeira. Pode até falar do calor dos sertões e dos personagens que o povoam, mas olha por cima do ombro de gigantes - moradores de um olimpo insuspeito e heterogêneo: Luiz Gonzaga, Frank Zappa e Ednardo. O que essa mirada oferece é um passeio por imagens vívidas que apontam sempre para o inescapável tema da humanidade, em toda a sua glória e miséria.

SERVIÇO:
Projeto Sesc Sonoridades
Apresentação Musical - Os Bardos - Show Humanum
Dia: 22/03
Horário: 19h
Local: Teatro Adalberto Vamozi - Sesc Crato 
Classificação: Livre *Instituição criada e mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.
  • Corre que Quinta tem Virada de Lote do @jonasintenseoficial. 
Pontos de Vendas: M.Officer (Cariri Garden Shopping) e Escritório Yury Paredão.

#JonasIntense #VivaIntensamenteHoje #JonasEsticado #JonasIntenseCariri #JonasIntenseEmCasa 💥🕺🏽🔥🥂 @yuryparedao
  • Alô produção!
@djsamuca 
@segundo_filmagens 
@jimmymacedo 
@erikasouzaonline
  • Últimos ingresso com preços exclusivos, corra e garanta já o seu antes da virada de LOTE. 
Pontos de Vendas: M.Officer (Cariri Garden Shopping) e Escritório Yury Paredão.

#JonasIntense #VivaIntensamenteHoje #JonasEsticado #JonasIntenseCariri #JonasIntenseEmCasa 💥🕺🏽🔥🥂 @yuryparedao l

Siga-nos!