Projeto PontoDoc Homenageará Paulo Freire

No mês em que se celebra o nascimento do educador pernambucano Paulo Freire, a Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa (EPUCA), realizará uma edição especial do projeto PontoDoc em que será exibido o documentário 40 Horas na Memória, produzido pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), sediada no Rio Grande do Norte.

Paulo Freire 2

A partir da memória dos ex-alunos freireanos, o documentário visa resgatar a experiência pioneira de alfabetização de jovens e adultos, denominada Angicos 40 horas, realiza na cidade de Angicos (RN), no início da década de 1960, sob a coordenação de Paulo Freire. “O objetivo foi resgatar essa história por meio da oralidade, com depoimentos dos ex-alunos, hoje idosos com idade acima de 70 anos. O cenário é a cidade de Angicos, mais especificamente, o ambiente familiar de cada integrante do projeto”, destaca Passos Júnior, diretor do documentário.

Os idosos fazem um recorte histórico de como aconteceu e o que representou o projeto em suas vidas. As memórias dos idosos, bem como o resgate das marcas do tempo, são valorizadas no documentário.

O evento acontecerá na noite de 17 de setembro (quarta-feira), na Escola Estadual de Educação Profissionalizante Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, na cidade do Crato, e após a exibição do documentário será realizada uma roda de conversa com o jornalista Passos Júnior, que assina o roteiro (ao lado de Renata Jaguaribe) e dirigiu o filme. Os diálogos contarão ainda com a contribuição de Eduardo Mendonça, diretor de fotografia do documentário.

Sobre o PontoDoc

O PontoDoc tem por objeto levar a escolas, universidades, comunidades urbanas e rurais e outros espaços coletivos do Cariri cearense a exibição de documentários nacionais e estrangeiros que contribuam para instigar o diálogo e a reflexão crítica sobre questões do dia a dia e sobre aspectos da história da humanidade. O projeto integra a rede Paidéia – Cidade Educadora, programa de extensão da Universidade Federal do Cariri (UFCa), e para essa edição a EPUCA conta com a parceria da própria UFCa e com o apoio da UFERSA.

O homenageado

Paulo Freire (1921 – 1997) nasceu em Recife (PE), em 19 de setembro de 1921, e é considerado o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Conhecido principalmente pelo “método” de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político.

Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. O principal livro de Freire se intitula justamente Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra.

Desde 2011 a Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa homenageia Paulo Freire com a realização da Semana Freiriana do Cariri que, segundo Joelmir Pinho, diretor geral da EPUCA, agora passa a ser bienal, devendo a quarta edição do evento acontecer em setembro de 2015.

Serviço:

PontoDoc | 8ª edição, com a exibição do documentário 40 Horas na Memória

17 de setembro de 2014 (quarta-feira), 19 horas, EEEP Violeta Arraes (Crato/CE)

Convidados especiais: Passos Júnior (roteirista e diretor do documentário) e Eduardo Mendonça (diretor de fotografia)

Share this Story
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Jimmy Macedo
Carregar Mais Em Blog Foobá

Comente

Your email address will not be published.Campos obrigatórios são marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja Também

Espetáculo de Trapézio Raiz do Céu será encenado nesta sexta-feira, no Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri

O Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri recebe ...

Sobre Jimmy Macedo

Profissional de marketing digital e comunicação, Jimmy é um grande entusiasta da cultura e entretenimento. Amante de música, idealizou este portal para colaborar de forma efetiva com o cenário que tanto o diverte e inspira.

Instagram

  • “Eu querendo chegar cedo em Gusttavo Lima e vem Thiaguinho me atrasar”
Dessa vez a ExpoCrato foi longe demais.
Saiba mais em www.fooba.com.br
texto: Rayssa Leonel
Imagem: Divulgação
  • “Pra sonhar”: Marcelo Jeneci está de volta ao solo caririense.
Saiba + em www.fooba.com.br
Texto: Rayssa Leonel
Foto: Divulgação
  • VIRADA DE LOTE QUINTA 🔄 Garanta já o pacote da Maior Festa de Santo Antônio do Mundo. 
Pontos de Vendas: M.Officer (Cariri Garden Shopping), Farmácias Santa Cecília (Barbalha). Online: RM Ticket 💥🕺🏽💃🏽🎶 #Barbalha #Ceara #FestaDeSantoAntonio2019 #YuryParedao @yuryparedao @festadesantoantoniooficial
@argemirosampaio
  • Estoque 💥
@festivalexpocrato
  • E esse feat babadeiro de @marcelojeneci e nossos amores da @bandanazire, quem aguenta?
#conexoes #cariri #musica
  • O circo do absurdo Caririense.
Com @limiardodesconhecido
Veja em www.fooba.com.br
Colunista: @diegocvmoreira
Foto Divulgação
#Musica #autoral #cariri
  • Em virtude do enorme volume de acessos e procura por ingressos para o Festival Expocrato 2019, houve um problema técnico causando lentidão e travamento do sistema, impossibilitando a continuidade das vendas no momento. Estamos trabalhando na solução e buscando o restabelecimento o mais breve possível. Informaremos o reinício das vendas tão logo ocorra a regularização do sistema.
  • Corre que ainda da tempo você garantir o pacote da Maior Festa de Santo Antônio do Mundo. 
Pontos de Vendas: M.Officer (Cariri Garden Shopping), Farmácias Santa Cecília (Barbalha). Online: RM Ticket 💥🕺🏽💃🏽🎶 #Barbalha #Ceara #FestaDeSantoAntonio2019 #YuryParedao @yuryparedao

Siga-nos!