Teatro de inclusão

A acessibilidade ainda está distante na nossa cultura. Nosso Cariri ainda está longe de uma cultural acessível. Ainda representamos várias regiões brasileiras que não têm cinema, teatro ou museus oferecendo a audiodescrição para deficientes  visuais.

arlet

Em um mundo em que tudo é construído e planejado para quem dispõe de todos os cinco sentidos em perfeito estado, é ‘comum’ que o diferente seja ignorado, esquecido, que não seja sequer cogitado.

Já em São Paulo e no Rio, algumas salas de cinema, por exemplo, oferecem o serviço de audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Imagine poder apenas ouvir um espetáculo de teatro ou de cinema. Assim como outras formas de entretenimento, como programas de televisão e espetáculos de dança, o cinema é construído para quem vê. O silêncio entre as personagens, a transição de uma cena para outra e até a trilha sonora que sobe gradativamente para criar tensão não funcionam sem estarem associados à imagem. Essa barreira manteve e ainda mantém muitos deficientes visuais longe de nossos produtos culturais.

Desejo que algum dia possamos ir ao teatro e ter acesso a um fone de ouvido, sentar na poltrona e ter uma identificação em Braille e lugares marcados pra cadeirantes… Enfim, que se ofereça o acesso à Arte para pessoas deficientes como qualquer para outra pessoa.

Os deficientes existem e consumem cultura, porque alguns têm mesmo condições: não é esmola. A prova disso é que os projetos que existem têm adesão.

Para mim, mais importante ainda é mostrar que a acessibilidade é um investimento porque é pública, que existe também na legislação. A acessibilidade é um direito, e isso não tem que ser discutido. Se é direito e é legal, é necessário que as instituições privadas e, principalmente, as públicas, entendam que não é favor.

Texto de Arlet Almeida

Share this Story
  • Música

    “Festival de Talentos” divulga selecionados

    “Festival de Talentos” divulga primeira lista de selecionados. Vinte candidatos estão classificados para a segunda fase que terá audição ao vivo; as apresentações serão abertas ao público e gratuitas!
  • Blog Foobá

    Cariri Criativo 2019

    Com o Tema: Dia de Reis, A feira Cariri Criativo acontecerá entre os dias 10 e 12 de janeiro com início às 18 horas da noite no largo da REFFSA , Crato. Veja a programação
  • Blog Foobá Literatura

    Biblioteca Pública do Crato de retoma atividades

    Na tarde de ontem, quarta-feira, 9, a Biblioteca Pública do Crato, retomou suas atividades recebendo a visitação de estudantes que participaram ...
  • Música

    “Epifania Kariri” reúne em encontro inédito bandas cearenses e o músico Carlos Malta

    Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, patrimônio vivo do estado do Ceará, sobe ao palco do Teatro José de Alencar, Fortaleza, com os conterrâneos do quarteto instrumental Marimbanda e o carioca Carlos Malta para gravação do DVD Epifania Kariri
  • Blog Foobá

    RIP Vídeo Show

    Com mais de 35 anos de TV Globo, o programa Video Show chega ao fim na próxima sexta-feira, dia 11. A TV Globo ...
  • Literatura

    Alunos de Juazeiro lançam Livro

    Alunos da Escola Padre Cícero lançaram, na tarde da última sexta-feira, 04 de janeiro, o livro “Alfabeto de Animais”. O evento aconteceu no auditório do memorial padre Cícero e contou com a presença de funcionários da Escola, núcleo gestor e pais e mãe de alunos.
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Jimmy Macedo
Carregar Mais Em Blog Foobá

Comente

Your email address will not be published.Campos obrigatórios são marcados *

Veja Também

Betha Produções convoca Bandas Caririenses para o 3º Tem Disso Sim e Festival Ecléticos 2019

Você que é do Cariri cearense e tem ...

Sobre Jimmy Macedo

Profissional de marketing digital e comunicação, Jimmy é um grande entusiasta da cultura e entretenimento. Amante de música, idealizou este portal para colaborar de forma efetiva com o cenário que tanto o diverte e inspira.

Instagram

  • Instagram Image
  • Prêmio Foobá de Cantor @johnny_positive_sounds
  • Prêmio Foobá de Cantora @rannynazire
  • Prêmio Foobá Ator @ivan.brigido
  • Prêmio Foobá Atriz @kleytianebrito
  • Prêmio Foobá de banda @bandanazire
  • Prêmio Foobá de Show “A vitória vai chegar” de @bandanazire
  • Prêmio Foobá de espetáculo teatral @arraia_raizes_do_cariri

Siga-nos!