Turismo Cariri: Conheça os novos Museus Orgânicos da região

Inauguração do Museu Orgânico do Mestre Nena/ Foto: Augusto Pessoa

Até o final de 2019 o Sesc em parceria com a Fundação Casa Grande pretende inaugurar 16 Museus Orgânicos no Cariri. Além de fomentar a cultura da região, o projeto reconhece os Museus Orgânicos como um novo tipo de museu, baseado no vínculo da trajetória e nos lugares onde os mestres vivem.

Os novos tipos de museus se baseiam em objetos, em pessoas, fotografias, vestimentas, instrumentos e elementos que marcam e consolidam manifestações culturais. Os espaços reconhecidos fazem parte do projeto ” Museus Orgânicos dos Mestres de Cultura Tradicional do Cariri” e constroem a rede que fortalece os lugares de memória. Até agora foram inaugurados 5 pontos no Cariri. Vamos lá conhecer alguns.

Casa do Mestre Antônio Luiz

Foto: Samuel Macedo

Localizado em Potengi, mestre Antônio abriu as portas sua casa para que ela se tornasse museu do reisado, no Sítio Assaré. O primeiro museu orgânico inaugurado é de uma das referências dos Mestres de Cultura. Mestre Antônio integrou o primeiro reisado ainda jovem na região como brincante. Com o tempo tornou-se o mestre do mesmo grupo, o Reisado de Caretas de Couro, que brincava desde 1975, o qual comanda há mais de 30 anos.

Casa do Mestre Nena

Estilo cangaceiro, que Mestre Nena conta mais de 50 anos da cultura popular em seu museu orgânico, localizado no João Cabral. O Mestre coordena o grupo Bacamarteiros da Paz, o grupo dança e reconta o legado cangaceiro do sertão. No percurso do museu a cultura popular aparece nas vestimentas, nos acessórios e na oralidade da dança.

 Mestre Françuili 

Foto: Augusto Pessoa

Um artesão Mestre da Cultura, Francisco Dias, mais conhecido como Mestre Françuili materializa tudo que imagina. Sua casa é um grande acervo de objetos que retratam o sertão, além de frota de miniaturas de aeronaves , ultraleves, helicópteros, foguetes e um disco voador, tudo isso em miniaturas caprichosas. A casa do Mestre é centro cultural para visitação de estudantes, turistas e também seus conterrâneos da  cidade de Potengi, município da região Caririense e terra-natal do artesão. Com a proposta orgânica do espaço de memória, os visitantes são convidados a vivenciar a rotina do Mestre, conversar sobre sua artesania, histórias e causos.

Oficina Dona Dinha

Foto: Augusto Pessoa

Dona Dinha é a primeira mulher homenageada no projeto.  Raimunda Ana da Silva, conhecida chamada carinhosamente de Dona Dinha, trabalha com a produção de redes desde 12 anos de idade. A rede é produzida fio a fio na casa e pela mãos da artesã, que vende seus artefatos para os turistas que passam pela cidade e pela Fundação Casa Grande. A casa da mestra se encontra no Bairro Vila Alta, periferia de Nova Olinda.

Share this Story
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Rayssa Leonel
Carregar Mais Em Turismo

Veja Também

(Fortaleza) Sexta, 23/08 – O que tem pra hoje?

Também sextaremos em Fortaleza

Sobre Rayssa Leonel

Estudante de comunicação, pesquisadora das artes sensuais de permanecer viva em todos os rolês. Uma mulher prettamexmo (meu insta), bandoleira, com a cabeça na lua e os pés nas águas.

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • Bora produzir novidade?
#arrudeio #cariri #cultura #news
  • Sextou com aniversário aqui na redação!
Vamos celebrar com muita alegria o niver do nosso colunistas @eipaulorossi
Pedimos aos seguidores que deixem mensagens de felicitações para ele!
⠀
  • @anaruthof escolhida por @iza na #batalha e continua no @thevoicebrasil 
#cariri #thevoice #thevoicebrasil #timepesadao #timeiza #thevoicebr #reality #music
  • mulheres
que correm com os lobos
que voam contra os ventos
e vão de encontro à lua
essa vibração intensa
que desfaz qualquer crença 
que habita em cada uma de nós 
se permita sentir
se permita iluminar toda a cidade sendo única e exclusivamente, 
você mesma. - andreia
  • A lua toda linda no céu do Cariri!
#foobá
⠀
  • 31 poemas e 31 gravuras em homenagem a Carlos Drummond de Andrade feitas por Belchior na exposição, “Pinturas do Belchior” que está  à mostra na URCA durante a realização do II Seminário de Culturas e Literaturas Lusófonas do Cariri Cearense e ficará aberta ao público até 30 de agosto.
  • Tomando ruas, praças e escolas é que a Mostra de Teatro de Rua transforma as cidades do Cariri em palcos coloridos. De 12 a 27 de agosto 13 cidades da região receberão espetáculos de 4 grupos de diversas cidades do nordeste. As apresentações trazem música, circo, drama e ludicidade para o público
Saiba mais no nosso site. Link na Bio.
#teatro #cariri
  • Heavy Metal Online lança teaser do documentário “Fascismo no Heavy Metal”
Saiba mais no nosso site.
Link na Bio

Siga-nos!