Um dos museus mais visitados do país tem portas reabertas

O equipamento esteve fechado nos últimos 4 meses para o processo de reforma. A obra foi financiada pelo IBRAM, com um aporte financeiro de cem mil reais.

Fotos: Jimmy Macedo

Na noite dessa terça-feira (03) foi entregue a população o Museu da Fundação Memorial Padre Cícero, renovado para visitação.

O equipamento esteve fechado nos últimos 4 meses para o processo de reforma. A obra foi financiada com apoio do Instituto Brasileiro de Museus -IBRAM, que contemplou via edital a Fundação Memorial Padre Cícero com um aporte financeiro de cem mil reais.

Em período de romarias, o museu ultrapassa a marca diária de mil visitantes, sendo um dos museus mais visitados do Brasil.
Não há novas aquisições para o acervo do museu, salvo uma imagem do Imaculado Coração de Maria, que irá compor um cenário conhecido pela religiosidade popular como “A Parede do Santo”. O principal aspecto da reforma se dá por uma nova configuração da exposição dos objetivos, muitos deles pertencentes ao Padre Cícero, a constituição de ambientes temáticos que não existiam antes o que permitirá que o visitante tenha uma experiência mais dinâmica e proveitosa do museu.

A Presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Cristina Holanda, fala sobe a valorização da imagem da Beata Maria de Araújo, que antes tinha uma exibição bem tímida dentro da exposição e hoje tem destaque já no primeiro momento da visitação. Cristina falou ainda que alguns objetos estavam guardados há muito tempo em reserva técnica, por falta de espaço e pesquisa da obra agora serão apreciados pelo público.

Será lançado ainda no mês de setembro, por ocasião da Primavera de Museus, o lançamento do catálogo do acervo das peças do museu. A pesquisa e as fotos já foram feitas.

Acessibilidade

Peças tridimensionais

“Pessoas com baixa visão, dificuldade de locomoção, idosos, crianças podem viver agora uma experiência tridimensional. Todos os ambientes temáticos foram elaborados dentro de um grande trabalho de pesquisa, criando experiências sensoriais. As legendas foram feitas seguidas orientações de especialistas. As palavras estão sendo substituídas por objetos e eles é quem contam a história” nos contou Cristina.

Auditório

As cadeiras do auditório também passaram por reforma em seus estofados, além de agora terem sido divididos em duas colunas com o objetivo de proporcionar mais conforto e melhorar a acessibilidade para deficientes e cadeirantes. Agora são 345 assentos comuns e mais 07 vagas para cadeirantes, num total de 352 lugares. Essa parte da obra ainda não foi concluída, mas a expectativa é entregar durante essa romaria de Nossa Senhora das Dores.

Renato Fernandes – Secretário de Cultura de Juazeiro do Norte

O Secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Renato Fernandes falou que essa reforma faz parte todo um plano de consolidação de políticas públicas de cultura, com enfase em reformar e aparelhar os equipamentos de cultura do município.

Serviço:
Museu do Memorial Padre Cícero
Aberto ao público de Terça a domingo de 7:30 as 17:30

Share this Story
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Erika Souza
Carregar Mais Em Tradição

Veja Também

Universo expandido de Bacurau? Confira a conversa com Silvero Pereira

Silvero conta sobre a construção do seu personagem, Lunga, sobre a possibilidade de spin-off de Bacurau, sobre o trabalho na TV e no Teatro.

Sobre Erika Souza

A menina louca. Deixo essa definição, pois meu entusiasmo pode parecer loucura. Atuo com comunicação, eventos e desenvolvimento pessoal. Com o convívio a gente se conhece mais.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • Bate papo com o ator @silveropereira antes da sessão de @bacuraufilme amanhã, domingo 15, na @orientcinemas do @caririgardenshoppingoficial 
Vem!
  • O Embaixador In Cariri já habita entre nós. Confira o que Gusttavo Lima já disponibilizou do DVD gravado no Festival ExpoCrato.⠀
⠀
No portal @fooxicando⠀
#QuemTraiuLevou #OEmbaixadorInCariri #GusttavoLima⠀
@baladamusic @gusttavolima
  • As Gamers Rebeca Trans e Samira Close fervem Fortaleza esse fim de semana. ⠀
No Complexo Armazém, festa celebra os diversos formatos da música pop em três pistas que vão funcionar simultaneamente durante todo o evento.⠀
@rebecatransex @samiraclose @ficavaiterpop⠀
⠀
+ informações no nosso site, acesse pelo link da da bio e confira tudo⠀
#pride #festa #pop #fortaleza
  • Um ruma de projetos do Sesc tá oferecendo gratuitamente música brasileira no Cariri⠀
De 14 a 30 de setembro acontece no Cariri o Sesc Instrumental, o Sonora Brasil e Sesc Sonoridades⠀
⠀
na foto @junumusica⠀
+ informações no nosso site, acesse pelo link da da bio⠀⠀
#Ceara #Cariri #musica #Sesc
  • Quem chegar por último vai perder o show do Padre Fábio de Melo⠀
O Cratinho de açúcar será palco para a despedida do Pe. crossfiteiro⠀
⠀
#show #FabioDeMelo #padrefabiodemelo #Crato
  • O Canal Barbônico fez uma compilação das piores versões do rock em forró.⠀
"Sabe aquelas músicas que os forrozeiros adoram? Pois é, boa parte delas são músicas clássicas do rock mundial, as bandas fizeram o desfavor de destruir a versão original, fazendo uma versão em forró."⠀
+ informações no nosso site, acesse pelo link da da bio⠀⠀
#rock #Cariri #musica #youtube
  • Dream Theater e a coincidência com o atentado as torres gêmeas⠀
Liderado por Osama Bin Laden, os terroristas sequestraram quatro aviões para destruir pontos importantes do país. Coincidentemente no mesmo dia o Dream Theater lançava um álbum onde a arte da capa trazia o World Trade Center em chamas.
  • Festival de Música do Nordeste tá dando até R$ 20 mil reais a músicos.⠀
A mostra competitiva do Festival de Música do Nordeste abrange gêneros como frevo, forró, xaxado, coco, mangue beat, samba e mais um bocado de ritmo.⠀
+ informações no nosso site, acesse pelo link da da bio⠀
#JuazeirodoNorte #Cariri #musica #edital

Siga-nos!